PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O REGULAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE AFILIAÇÃO DISCENTE.
Comunicação Institucional. Discentes. Afiliação. Regulamento.
A comunicação institucional é um elemento sensível às organizações públicas. Essas instituições são chamadas, por meio de leis e atos infralegais, a garantirem a publicidade e a transparência de suas informações junto aos cidadãos. Nas instituições de ensino superior públicas, documentos como estatutos, regimentos, resoluções e regulamentos constituem os principais instrumentos normativos responsáveis por disciplinar a organização, o funcionamento e as práticas do sistema acadêmico em suas múltiplas dimensões. A familiaridade com a linguagem e o domínio dos códigos e regras da organização à qual se pertence pode ser um fator determinante para o sucesso dos sujeitos. Dentro dessa conjuntura, o presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos/as alunos/as de um curso de graduação, de um campus universitário no interior do estado do Rio Grande do Norte, sobre regras presentes no regulamento dos cursos de graduação, enquanto instrumento que normatiza o ensino de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visando identificar a existência de barreiras no processo de comunicação que envolve a compreensão desse instrumento e que dificultem o exercício de direitos e deveres por esse público-usuário. O presente estudo ainda busca propor uma ferramenta pedagógica que possa ser utilizada no processo de afiliação à instituição pelo público discente e contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia. Ante o exposto, proceder-se-á por abordagem quantitativa e qualitativa, sob a perspectiva descritiva, visando compreender a problemática. Para tanto, propõe-se a utilização de pesquisa documental e aplicação de questionário junto aos discentes objetivando revelar lacunas no processo de comunicação e reforçar a necessidade de alinhar a comunicação institucional às demandas dos usuários, contribuindo para a efetividade das políticas públicas educacionais.