INCLUSÃO LABORAL NO PROCESSO ADMISSIONAL DE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA: UMA PESQUISA DIAGNÓSTICA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR SOB O ENFOQUE DOS PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS
Inclusão laboral. Pessoa com Deficiência. Ergonomia. Acessibilidade.
A discussão sobre a inclusão social das pessoas com deficiência vem se consolidando por meio de movimentos sociais e ações políticas que garantiram a efetividade dos direitos sociais básicos previstos na Constituição Federal. Nesse contexto, destaca-se a inserção e permanência dessas pessoas no mercado de trabalho. Para contribuir com as discussões acerca dessa temática, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa diagnóstica, cujo objetivo geral foi analisar o processo de inclusão laboral de técnicos administrativos em educação com deficiência que compõem o quadro de servidores efetivos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com enfoque nos princípios ergonômicos presentes nos instrumentos institucionais utilizados no momento da admissão – o roteiro de entrevista e o exame médico ocupacional. Os resultados revelaram que, embora existam normativos e práticas institucionais voltadas à inclusão, os documentos analisados apresentam lacunas significativas, tais como entraves quepodem dificultar a escuta qualificada, a limitação na identificação das necessidades funcionais e ergonômicas, e a falta de atenção às especificidades do cotidiano laboral dos servidores com deficiência. A análise permitiu propor ajustes com base nos princípios da Ergonomia e da Classificação Internacional de Funcionalidade, com vistas a ampliar a compreensão das barreiras enfrentadas e subsidiar a construção futura de políticas mais eficazes. Como resultado da pesquisa, foi proposto um questionário suplementar a ser aplicado no momento da admissão, com a finalidade de aprimorar a escuta das necessidades dos servidores com deficiência e identificar, de forma antecipada, demandas ergonômicas, estruturais, funcionais e relacionais. Espera-se que a pesquisa contribua para o avanço da literatura sobre inclusão laboral de pessoas com deficiência, bem como para o aprimoramento dos processos institucionais, não apenas na UFRN, mas também em outras instituições públicas. Espera-se ainda que o instrumento proposto tenha potencial para fortalecer práticas mais alinhadas às especificidades desse público, favorecendo condições adequadas de trabalho, acessibilidade e inclusão.