Sofrimento psíquico e contexto acadêmico: proposta de protocolo de acompanhamento do estado de saúde mental e fatores associados de pós-graduandos em uma universidade pública
Universidade; Saúde mental; Pós-Graduação; Assistência Estudantil.
As questões relacionadas à saúde e bem-estar tem ganhado destaque nos últimos anos e no âmbito das universidades publicas, observa-se um progressivo esforço no sentido de buscar respostas por meio de políticas e programas institucionais, dado o reconhecido aumento na incidência de sofrimento psíquico entre estudantes universitários acometidos por transtornos de ansiedade, estresse excessivo e depressão, conforme assinalam diversos estudos e a experiência da psicologia clínica vinculada à assistência estudantil. Considerando a multidimensionalidade dos fatores determinantes para a saúde mental no ambiente acadêmico, o projeto que ora se apresenta busca investigar as possíveis correlações entre saúde mental, características sócio demográficas e fatores associados ao contexto universitário entre estudantes de um curso de pós-graduação em uma universidade pública. A pesquisa descritiva e de corte transversal, utilizará questionários fechados e abertos, disponibilizados aos estudantes via internet, cujos dados coletados serão tratados posteriormente com uso de ferramentas estatísticas e análise quantitativa-qualitativa ou mista. A proposta aqui apresentada se insere entre as políticas de permanência no ensino superior e pretende apresentar, como produto, um protocolo para acompanhamento do estado de saúde mental e fatores associados dos estudantes universitários, a fim de compor um banco de dados institucional que disponha de informações para subsidiar o planejamento de ações de promoção de saúde mental para universitários e pesquisas futuras.