Responsabilidade Social nas Instituicoes de Ensino Superior sob a perspectiva do SINAES: um levantamento situacional da problematica de animais errantes (caes e gatos) nos campi Universitarios
responsabilidade social, SINAES, gestão universitária, animais abandonados, campus universitário
As Universidades são definidas pela Lei n. 9394/1996 como instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, devendo obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (Art. 207, CFB). Para além das competências com a formação intelectual e profissional por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, está a formação de cidadãos capazes de abordar com responsabilidade ética, social e ambiental os múltiplos desafios sociais, segundo a UNESCO. No Brasil, a Responsabilidade Social e a “defesa do meio ambiente” como um de seus indicadores, assumiu um caráter de obrigação institucional das universidades a partir da Lei 10.861 de 2004, que estabelece o SINAES como sistema nacional de avaliação da educação superior. A crescente população de cães e gatos não domiciliados vem constituindo desafio para gestores de diversas esferas, principalmente nos grandes centros urbanos. Por contar com características como a extensão territorial e áreas arborizadas, os campi universitários se tornam alvos fáceis da prática de abandono e vivenciam todos os problemas consequentes da superpopulação. No entanto, a competência da gestão organizacional das IES em atuar nessa problemática levanta questionamentos e fomenta a discussão sobre como estas lidam com o fenômeno. Visando esclarecer como a gestão das universidades federais brasileiras vem abordando a questão, o presente estudo tem como objetivo verificar as possibilidades e limites da gestão universitária sobre a problemática da presença de animais errantes (cães e gatos) nos espaços universitários sob a perspectiva da Responsabilidade Social Universitária. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados nas 20 (vinte) universidades federais nordestinas realizada por pesquisa documental e consulta por questionário aberto com responsáveis pelas ações nas instituições. Os resultados demonstram que algumas Universidades pesquisadas já adota estratégias institucionais para lidar com o fenômeno, no entanto, as iniciativas voluntárias se destacam, sendo maioria. Identificou-se, ainda, que a maioria das ações voltadas à temática acontece como projeto de extensão e ainda são insuficientes as articulações que utilizam abordagem inter/transdisciplinar e que vinculam currículo, pesquisa e atores/parcerias externas. Este estudo buscou contribuir com informações e conhecimento para subsidiar decisões de gestores das universidades na implementação de estratégias eficientes para lidar com a problemática de animais nos campi.