INICIATIVAS DE INOVAÇÃO ABERTA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DAS MARATONAS SOB A PERSPECTIVA DE SEUS IDEALIZADORES
Palavras-chave: inovação aberta, hackathon, ideathon, Institutos Federais
O paradigma da inovação aberta tem sido adotado por organizações para captar soluções que abordem problemas internos ou para compartilhar ideias geradas internamente com atores externos. As maratonas de inovação têm se destacado como ferramentas para a geração de ideias inovadoras, estimulando a participação de outros atores, notadamente da sociedade civil. Na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, as maratonas do tipo hackathon e ideathon têm sido lançadas por meio de editais abertos com propostas de inovação em diferentes temáticas. Este estudo buscou analisar as motivações e os desafios estratégicos, sob a perspectiva dos idealizadores dessas maratonas, da adoção da inovação aberta para a rede. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Utiliza pesquisa documental, por meio da análise dos editais de maratonas de inovação abertas nos dois últimos anos e aplicação de questionários estruturados com seus idealizadores e/ou executores em diferentes Institutos Federais no Brasil. A relevância desse estudo se dá por ajudar na compreensão do valor público dessas maratonas, criando subsídios para justificar a realização de eventos do mesmo tipo. Ademais, pode impactar diretamente a forma como os editais são estruturados e como as maratonas são implementadas.