Organizações de rápido crescimento. Expansão internacional. Redes Bayesianas. Localização geográfica. Gênero do gestor. Tamanho da organização.
Organizações de rápido crescimento são motores de inovação, impulsionando o desenvolvimento de novos modelos de negócios em diversas regiões. Tanto países desenvolvidos quanto emergentes reconhecem seu potencial e implementam políticas de incentivo. A expansão internacional é uma etapa crucial nesse processo, mas também representa um desafio complexo. Para tomar decisões estratégicas mais assertivas, os gestores podem contar com ferramentas como as Redes Bayesianas (RB). Essa tecnologia permite modelar a incerteza inerente aos processos de decisão, auxiliando as empresas a identificar oportunidades, minimizar riscos e otimizar seus recursos. Ao combinar a capacidade de inovação das organizações de rápido crescimento com a capacidade analítica das RB, as empresas podem alcançar um crescimento mais sustentável e rentável. O estudo busca compreender como se comportam os fatores que influenciam a decisão estratégica sobre a expansão da internacionalização em organizações de rápido crescimento considerando gênero de seus CEO/fundadores, sua localização e tamanho. O principal objetivo da pesquisa é modelar, por meio de Redes Bayesianas, os determinantes das escolhas estratégicas de internacionalização de organizações de rápido crescimento, considerando a influência de fatores como localização, gênero do gestor e tamanho da organização. A pesquisa foi dividida em três etapas, considerando a inferência bayesiana sobre cada fator nas escolhas estratégicas. Foram incluídas empresas com modelos de negócios digitais, crescimento anual superior a 20% e potencial de investimento. Este estudo analisou 1.578 organizações de rápido crescimento em cinco grandes centros europeus e americanos, com base em dados (dataframe) derivados de eventos de networking entre 2016 e 2020. Utilizando Redes Bayesianas, a pesquisa identificou diferenças significativas no estilo de gestão entre as diferentes localizações geográficas, os gêneros dos gestores e tamanhos das organizações. Os resultados destacam a importância desses fatores para as estratégias de expansão, apoiando gestores a tomar decisões mais assertivas sobre internacionalização, além de oferecer insights valiosos para investidores, acadêmicos e formuladores de políticas.