Transferência de Tecnologia em Universidades Federais Brasileira: Uma Análise da Eficiência e do Papel das Políticas Institucionais
Transferência de tecnologia; Universidades federais; Políticas de inovação; Eficiência universitária; Análise Envoltória de Dados; Propriedade intelectual.
A transferência de tecnologia desempenha papel central na chamada “terceira missão” das universidades, ao lado do ensino e da pesquisa, sendo fundamental para a inovação, a competitividade e o desenvolvimento econômico. No contexto brasileiro, esse processo foi impulsionado por políticas públicas, como a Lei da Inovação de 2004 e o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2016, que estabeleceram diretrizes para fortalecer a cooperação entre universidades, governo e setor produtivo. Apesar dos avanços normativos e do crescimento expressivo na geração de propriedade intelectual nas universidades federais, persistem desafios relacionados à baixa eficiência da transferência tecnológica, à desigualdade entre instituições e à predominância de resultados simbólicos em detrimento de práticas efetivas de comercialização.
Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência da transferência de tecnologia nas universidades federais brasileiras e compreender o papel das políticas institucionais nesse processo. A pesquisa é estruturada em três artigos. O primeiro consiste em uma revisão sistemática da literatura internacional, abrangendo 128 artigos publicados entre 1995 e 2024, identificados nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelam o crescimento contínuo das publicações sobre o tema, destacando-se cinco eixos principais: desempenho e eficiência, facilitadores e barreiras, estratégia e cultura organizacional, recursos institucionais e processos de transferência. Verificou-se ainda a predominância de metodologias quantitativas, como Análise Envoltória de Dados (DEA) e regressões múltiplas, além da importância de fatores como produção científica, políticas internas, presença de Escritórios de Transferência de Tecnologia e capital humano.
O segundo estudo concentra-se na análise das políticas de inovação das universidades federais brasileiras, a partir de documentos institucionais, utilizando a abordagem de análise de conteúdo. Fundamentado na Visão Baseada em Recursos e na Teoria Ator-Rede, o estudo identifica semelhanças e diferenças nas diretrizes adotadas, revelando que, embora a maioria das instituições já possua políticas formais, sua aplicação prática é limitada. O terceiro artigo avalia empiricamente a eficiência da transferência de tecnologia nas universidades federais e o impacto das políticas institucionais, por meio da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) e regressão.