Banca de DEFESA: ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO
DATA : 29/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link a ser publicado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

Interface com o marketing em operações omnichannel: Desenvolvimento de uma escala multidimensional


PALAVRAS-CHAVES:

omnichannel, riscos logísticos, experiência do cliente, cadeia de suprimentos, escala multidimensional


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A ampliação da estratégia do varejo multicanal para uma lógica omnichannel representa uma das transformações mais significativas nas estratégias empresariais contemporâneas. Esta perspectiva promove uma quebra de paradigma ao integrar os canais de contato com o cliente tornando-os complementares e construindo uma jornada de compra fluída, não linear e centrada no cliente. Uma perspectiva que, apesar de comprovadamente satisfatória em termos de resultados organizacionais, gera uma série de desafios em sua implementação, principalmente por abranger de forma simultânea dimensões logísticas e de marketing. Esses desafios exigem estudos que proponham uma interface entre essas duas áreas no sentido de compreender os riscos logísticos envolvidos na jornada do cliente omnichannel. Além disso, a literatura sobre o tema destaca a importância de construir instrumentos que permitam mensurar os resultados ao longo dessa jornada.

Diante disso, esta tese teve como objetivo desenvolver uma escala teórica multidimensional que permita avaliar de forma integrada a experiência do cliente e os riscos logísticos ao longo da jornada omnichannel. A proposta se alinha a estudos recentes (Radomska et al., 2025; Gasparin & Slongo, 2023), que defendem a necessidade de métricas mais robustas para mensurar a eficiência operacional e os riscos associados à jornada omnichannel.

A pesquisa tem três objetivos específicos que foram estruturados e respondidos em três capítulos, o primeiro deles teve o objetivo de mapear o estado da arte analisando o conceito de omnichannel na interface marketing e logística, o segundo artigo construiu um levantamento teórico base em estudos de caso previamente publicados que identificavam padrões na abordagem omnichannel e os riscos logísticos de cada um deles e por fim, o terceiro artigo realizou uma sistematização conceitual reunindo as dimensões identificadas nos estudos anteriores para propor uma escala teórica multidimensional.

Ao integrar diferentes perspectivas, esta pesquisa contribui para o avanço teórico e prático da gestão omnichannel, fornecendo subsídios para a formulação de estratégias mais eficazes e alinhadas às complexidades do varejo contemporâneo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.703.134-** - ESDRAS MATHEUS SILVA MATIAS - UFPB
Externa à Instituição - FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA - IFRN
Externo à Instituição - GABRIEL RODRIGO GOMES PESSANHA - UNIFAL-MG
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO - null
Notícia cadastrada em: 11/09/2025 10:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao