Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO
DATA : 21/08/2025
HORA: 11:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link a ser publicado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

Estratégia de Marketing e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Abordagem Omnichannel: Desenvolvimento de uma Escala Multidimensional para Avaliação da Experiência e dos Riscos Percebidos na Jornada do Cliente


PALAVRAS-CHAVES:

omnichannel, experiência do cliente, cadeia de suprimentos, escala multidimensional


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A ampliação da estratégia do varejo multicanal para uma lógica omnichannel representa uma das transformações mais significativas nas estratégias empresariais contemporâneas. Esta perspectiva promove uma quebra de paradigma ao integrar os canais de contato com o cliente tornando-os complementares e construindo uma jornada de compra fluída, não linear e centrada no cliente. Uma perspectiva que, apesar de comprovadamente satisfatória em termos de resultados organizacionais, gera uma série de desafios em sua implementação, principalmente por abranger de forma simultânea dimensões logísticas e de marketing, exigindo estudos que proponham uma interface entre as áreas e que permitam avaliar os múltiplos aspectos envolvidos na jornada omnichannel, sobretudo no que tange à experiência do consumidor e aos riscos logísticos e operacionais enfrentados pelas organizações.

Diante disso, esta tese tem como objetivo desenvolver uma escala teórica multidimensional que permita avaliar de forma integrada a experiência do cliente e os riscos percebidos ao longo da jornada omnichannel. A proposta se alinha a estudos recentes (Radomska et al., 2025; Gasparin & Slongo, 2023), que defendem a necessidade de métricas mais robustas para mensurar a eficiência operacional, a integração dos canais e os riscos associados à jornada omnichannel.

A pesquisa será estruturada em três fases articuladas por meio de artigos científicos: o primeiro deles tem o objetivo de mapear o estado da arte analisando o conceito de omnichannel na interface marketing e logística, o segundo artigo pretende com base em estudos de caso previamente publicados identificar práticas, barreiras e padrões na abordagem omnichannel e por fim, o terceiro artigo irá realizar uma sistematização conceitual reunindo as dimensões identificadas nos estudos anteriores para propor uma escala teórica multidimensional.

Ao integrar diferentes perspectivas, esta pesquisa contribui para o avanço teórico e prático da gestão omnichannel, fornecendo subsídios para a formulação de estratégias mais eficazes e alinhadas às complexidades do varejo contemporâneo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DMITRYEV CYRENEU DA SILVA
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO - null
Notícia cadastrada em: 07/08/2025 07:43
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