PERSPECTIVAS PARA A ADOCAO DA GAMIFICACAO COM ENFASE NA PROSPERIDADE GLOBAL: REFLEXAO DO CONTEXTO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO
Gamificação. Prosperidade Global. Métricas e Indicadores. Ensino em Administração.
A gamificação é a aplicação de elementos típicos de jogos em contextos não lúdicos, podendo ser aplicado no ensino, inclusive de Administração. Com métricas e desenhos manipuláveis os jogos tendem, na prática, a exacerbar as características inerentes ao modo de produção a fim de explorar um contexto real e acabam por reproduzir nos seus elementos uma visão economicista da Administração. Prosperidade global se refere a um conceito ainda mais abrangente que a prosperidade em si, que reconhece a interconexão entre economias, culturas e ecossistemas em um mundo globalizado. Prosperidade global implica uma visão integrada do desenvolvimento humano, priorizando a justiça social e ambiental em escala planetária requer a superação de estruturas econômicas, que frequentemente colocam o crescimento econômico acima do bem-estar humano e ecológico. O trabalho apresentado tem como objetivo compreender os aspectos as perspectivas para a adoção da gamificação considerando os desafios da Prosperidade Global. Adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão sistemática e narrativa de literatura e análise de diferentes perspectivas, para investigar como a gamificação e os jogos sérios podem transformar a formação de gestores, ultrapassando o modo de produção vigente. Os métodos envolvem entrevistas estruturadas por formulários online com 35 professores da área de Gestão e uma revisão sistemática sobre a aplicação de jogos sérios no Brasil. Os resultados indicam que a gamificação, ao integrar elementos como desafios e recompensas aumentam o engajamento e a retenção do aprendizado, no entanto esses elementos são utilizados de forma positivista e economicista. Sua implementação ainda enfrenta barreiras significativas, incluindo a falta de formação docente e resistência institucional a currículos inovadores. As formações ideológicas dos professores e das produções tendem a reproduzir a dinâmica neoliberal a partir do uso de métricas com foco na eficiência, refletindo uma inclinação à reprodutibilidade dos aparelhos do Estado. A pesquisa destaca também que a formação crítica e adaptativa de gestores e seus professores é essencial para lidar com desafios globais como desigualdade e sustentabilidade. Conclui-se que a gamificação é uma alternativa viável e promissora para o ensino de administração, desde que aplicada de forma estratégica e contextualizada com a realidade local. O estudo reforça a necessidade de mudanças estruturais no ensino, defendendo a integração de metodologias ativas e a capacitação docente para criar gestores mais preparados para os desafios globais e interdisciplinares.