INTERACAO DE PROFESSORES COM A INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCACAO PROFISSIONAL: UM ESTUDO FENOMENOGRAFICO
Inteligência Artificial Generativa; Educação Profissional; Fenomenografia; Adoção de TI; Gestão da Mudança.
As organizações têm adotado e utilizado ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAG) internamente para melhorar a execução do trabalho. No setor da Educação Profissional, essa tendência também se faz presente. Para se adaptarem a essa nova realidade, os professores têm incorporado ferramentas de IAG em suas práticas docentes, com o incentivo das próprias instituições educacionais. Diante desse cenário de mudança, onde há uma transição das ferramentas tradicionais para as novas tecnologias baseadas em IAG, esta pesquisa tem como objetivo compreender como os professores vivenciam o processo de adoção institucional da Inteligência Artificial Generativa. Para isso, será realizado um estudo qualitativo com abordagem fenomenográfica, de caráter exploratório-descritivo, no Senac/RN, uma organização que já utiliza essa tecnologia em suas práticas educacionais. A pesquisa explorará as variações nas percepções e sentimentos dos professores sobre a influência dessa inovação em suas rotinas de trabalho e no suporte organizacional oferecido. As informações serão coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, será realizada uma análise de conteúdo, com o apoio do software Atlas.ti, para organizar os resultados e permitir a realização de inferências teóricas e revelações sobre a temática proposta.