Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HYLARINA MONTENEGRO DINIZ SILVA
DATA : 25/11/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Remota
TÍTULO:
Aprendizagem baseada em casos como estratégia para a integração de saberes no estágio em Análises Clínicas em um Hospital Universitário
PALAVRAS-CHAVES:
Aprendizagem Ativa; Hospital de Ensino; Análises Clínicas; Práticas Interdisciplinares.
PÁGINAS: 85
RESUMO:
Introdução: O estágio supervisionado em Análises Clínicas no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) é realizado de forma compartimentalizada por setores, refletindo a fragmentação curricular da graduação e dificultando a integração de saberes essenciais para a prática profissional. Diante desse desafio, a aprendizagem baseada em casos (ABC) surge como uma estratégia pedagógica promissora para promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento do raciocínio clínico-laboratorial. Objetivo: Analisar o impacto da ABC como estratégia para a integração de saberes no estágio em análises clínicas em um hospital universitário. Método: Realizou-se um estudo de caso de abordagem mista. Dois casos clínicos de conteúdo interdisciplinar (diabetes mellitus e doença renal crônica) foram validados por analistas clínicos e posteriormente aplicados a 13 participantes divididos em dois grupos. A percepção dos discentes sobre a sua vivência foi avaliada por meio de um questionário estruturado (escala Likert e questão aberta) e de um grupo focal, cujos dados foram submetidos à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Os participantes relataram uma experiência positiva com a ABC. A metodologia foi percebida como um estímulo ao pensamento crítico, à integração de conhecimentos e à colaboração interprofissional entre os cursos. Superou-se uma insegurança inicial, criando-se um ambiente de confiança que promoveu a participação ativa, favorecido pelos facilitadores. Os estudantes destacaram o desenvolvimento de competências técnicas e sociais e defenderam de forma unânime a implementação da ABC como atividade permanente no estágio. Conclusões: Conclui-se que a ABC se mostrou uma estratégia viável para promover a integração de saberes no estágio em Análises Clínicas, contribuindo para o preparo de futuros profissionais para os desafios complexos da prática laboratorial por meio do desenvolvimento integral de competências essenciais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WAGNER DE SOUZA FERNANDES - UEMS
Presidente - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA
Externo ao Programa - 3527859 - ERMETON DUARTE DO NASCIMENTO - null