DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÓDULO EDUCACIONAL SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE PARA ESTUDANTES DE FARMÁCIA NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Comunicação; Trabalho em Equipe; Segurança do Paciente; Educação Baseada em Competências
Introdução: A temática da Segurança do Paciente (SP) foi incluída na agenda mundial como uma prioridade global de saúde a partir da grande repercussão trazida pela publicação do relatório “To Err is Human: Building a Safer Health System” (traduzido para o português: Errar é humano: Construindo Sistemas de Saúde Seguros), o qual retratou que diversos problemas relacionados à SP, poderiam ser evitados. Assim, o ensino da SP, aliado ao desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe para os futuros profissionais de saúde, é estratégico para melhorar a qualidade do cuidado e a SP. Objetivo: Desenhar e implementar um módulo educacional sobre comunicação e trabalho em equipe para estudantes de farmácia em estágio no laboratório de análises clínicas de um hospital universitário. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que foi realizada no Laboratório de Análises Clínicas de um Hospital Universitário, localizado no Nordeste do Brasil. Esse hospital é campo de prática para os estudantes de graduação do 4º ano do curso de Farmácia. O estudo foi conduzido em três etapas: 1) Diagnóstico situacional, 2) Intervenção Educativa, 3) Avaliação. Para a avaliação das habilidades foi realizado o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) e para a avaliação da proposta foram realizados debriefing e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Resultados: A análise do diagnóstico situacional evidenciou lacunas no PPC do curso de Farmácia da UFRN quanto à inserção da segurança do paciente, comunicação e trabalho em equipe. O módulo educacional desenvolvido e implementado com base no Guia Curricular Multiprofissional da OMS e no SASP utilizou metodologias ativas, incluindo estudos de caso, simulação, debriefing e OSCE, promovendo aprendizagem significativa e envolvimento dos estudantes. Os resultados mostraram que os participantes perceberam avanços nas competências de comunicação, liderança e trabalho em equipe, bem como na sensibilização para práticas seguras no laboratório de análises clínicas. Considerações finais: O módulo educacional implementado demonstrou ser eficaz para o desenvolvimento de competências de comunicação e trabalho em equipe entre estudantes de Farmácia, fortalecendo a segurança do paciente no contexto laboratorial. A integração de metodologias ativas, reflexão crítica e avaliação prática permitiu a internalização dos conceitos e habilidades essenciais para a prática profissional. Os resultados sugerem que a incorporação sistemática de conteúdos sobre segurança do paciente nos currículos de Farmácia é estratégica para formar profissionais mais conscientes, críticos e preparados para atuar em contextos complexos da assistência à saúde.