Banca de QUALIFICAÇÃO: NORMA KELLY FREIRE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NORMA KELLY FREIRE LIMA
DATA : 10/11/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Remota: https://meet.google.com/qts-aiar-phf
TÍTULO:

DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÓDULO EDUCACIONAL SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE PARA ESTUDANTES DE FARMÁCIA NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação; Trabalho em Equipe; Segurança do Paciente; Educação Baseada em Competências


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Introdução: A temática da Segurança do Paciente (SP) foi incluída na agenda mundial como uma prioridade global de saúde a partir da grande repercussão trazida pela publicação do relatório “To Err is Human: Building a Safer Health System” (traduzido para o português: Errar é humano: Construindo Sistemas de Saúde Seguros), o qual retratou que diversos problemas relacionados à SP, poderiam ser evitados. Assim, o ensino da SP, aliado ao desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe para os futuros profissionais de saúde, é estratégico para melhorar a qualidade do cuidado e a SP. Objetivo: Desenhar e implementar um módulo educacional sobre comunicação e trabalho em equipe para estudantes de farmácia em estágio no laboratório de análises clínicas de um hospital universitário. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que foi realizada no Laboratório de Análises Clínicas de um Hospital Universitário, localizado no Nordeste do Brasil. Esse hospital é campo de prática para os estudantes de graduação do 4º ano do curso de Farmácia. O estudo foi conduzido em três etapas: 1) Diagnóstico situacional, 2) Intervenção Educativa, 3) Avaliação. Para a avaliação das habilidades foi realizado o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) e para a avaliação da proposta foram realizados debriefing e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Resultados: A análise do diagnóstico situacional evidenciou lacunas no PPC do curso de Farmácia da UFRN quanto à inserção da segurança do paciente, comunicação e trabalho em equipe. O módulo educacional desenvolvido e implementado com base no Guia Curricular Multiprofissional da OMS e no SASP utilizou metodologias ativas, incluindo estudos de caso, simulação, debriefing e OSCE, promovendo aprendizagem significativa e envolvimento dos estudantes. Os resultados mostraram que os participantes perceberam avanços nas competências de comunicação, liderança e trabalho em equipe, bem como na sensibilização para práticas seguras no laboratório de análises clínicas. Considerações finais: O módulo educacional implementado demonstrou ser eficaz para o desenvolvimento de competências de comunicação e trabalho em equipe entre estudantes de Farmácia, fortalecendo a segurança do paciente no contexto laboratorial. A integração de metodologias ativas, reflexão crítica e avaliação prática permitiu a internalização dos conceitos e habilidades essenciais para a prática profissional. Os resultados sugerem que a incorporação sistemática de conteúdos sobre segurança do paciente nos currículos de Farmácia é estratégica para formar profissionais mais conscientes, críticos e preparados para atuar em contextos complexos da assistência à saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2646449 - CRISTIANE RIBEIRO DE MELO LINO
Externa ao Programa - 3315645 - FRANCISCA SUELI MONTE MOREIRA - nullInterna - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Presidente - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 22/10/2025 14:29
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