Aprendizagem baseada em casos como estratégia para a integração de saberes no estágio em Análises Clínicas em um Hospital Universitário
Aprendizagem Ativa; Hospital de Ensino; Análises Clínicas; Práticas Interdisciplinares.
O estágio curricular em Análises Clínicas no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) é realizado de forma compartimentalizada por setores, refletindo a fragmentação curricular da graduação e dificultando a integração de saberes essenciais para a prática profissional. Diante desse desafio, a aprendizagem baseada em casos (ABC) surge como uma estratégia pedagógica promissora para promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento do raciocínio clínico-laboratorial. Objetivo: O estudo buscou conhecer e compreender a percepção de estudantes de Farmácia e Biomedicina sobre o impacto da metodologia ABC em seu estágio curricular, quanto ao desenvolvimento de competências para o exercício laboral. Método: Realizou-se um estudo de caso de abordagem mista. Dois casos clínicos de conteúdo interdisciplinar (diabetes mellitus e doença renal crônica) foram validados por analistas clínicos e posteriormente aplicados a 13 participantes divididos em dois grupos. A percepção dos discentes sobre a sua vivência foi avaliada por meio de um questionário estruturado (escala Likert e questão aberta) e de um grupo focal, cujos dados foram submetidos à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Os participantes relataram uma experiência extremamente positiva com a ABC. A metodologia foi percebida como um estímulo ao pensamento crítico, à integração de conhecimentos e à colaboração interprofissional entre os cursos. Superou-se uma inicial insegurança, criando-se um ambiente de confiança que promoveu a participação ativa, favorecido pelos facilitadores. Os estudantes destacaram o desenvolvimento de competências técnicas e sociais e defenderam unanimemente a implementação permanente da ABC como atividade permanente no estágio. Conclusões: Conclui-se que a ABC se mostrou uma estratégia viável e eficaz para promover a integração de saberes no estágio em Análises Clínicas, preparando os futuros profissionais para os desafios complexos da prática laboratorial por meio do desenvolvimento integral de competências essenciais.