A TRAJETORIA DE FORMACAO DE LICENCIANDOS EM MUSICA MULTI-INSTRUMENTISTAS: um estudo sobre historia de vida e desenvolvimento musical
Multi-instrumentistas; formação de professores; História de Vida e formação
Com foco na trajetória de formação do licenciando em Música da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte, esta dissertação de Mestrado teve como objetivo geral compreender, por meio da trajetória de
formação, como licenciandos em Música se tornam professores de música multi-instrumentistas. Como
objetivos específicos, visei investigar a partir das experiências de vida dos licenciandos em Música, a
influência, e os percalços que estão trilhando para a formação multi-instrumentista; identificar as
experiências práticas na preparação que tem corroborando nos mais diversos contextos como
educadores musicais; e por fim, destacar o apoio curricular disponível para os licenciandos durante sua
formação. Esta pesquisa teve a contribuição de quatro licenciandos em Música da UFRN, por meio de
entrevistas narrativas, contando sobre suas trajetórias de formação musical. Busquei referências que
pudessem contribuir para uma melhor compreensão do perfil e das habilidades Multi do professor de
Música. Autores como Rauber (2017) e Silva (2018), auxiliam na construção da fundamentação teórica
como pioneiros ao tratar do termo “multi-instrumentista”. Para saber um pouco mais sobre a história de
vida e formação, tive a contribuição de Gaulke (2017); Josso (2010). Para compreender de forma mais
detalhada a formação de professores, busquei autores como Beineke (2004); Beineke, Bellochio,
Sebold (2005); Bellochio (2003a); Bellochio (2003b); Cereser (2014); Del Ben (2001); Del Ben
(2003); Gaulke (2013) e (2017); Mateiro (2007). Olhando para o lado da formação profissional do
educador musical, autores como Pereira (2014) e Del Ben (2003) trazem um olhar crítico à matriz
curricular dos cursos de licenciatura do Brasil e auxiliam na fundamentação deste trabalho. Me
aprofundar na trajetória de vida desses licenciandos em Música, especialmente focando na transição para futuros educadores musicais multi-instrumentistas, me fez perceber a riqueza da abordagem de
ensino e aprendizagem que carregam consigo. Os desafios e as experiências conquistadas por eles ao
longo de sua trajetória, certamente lhe proporcionarão uma compreensão mais completa de sua
formação na totalidade.