REFLEXÕES SOBRE A OBRA “O CAPRÍPEDE CASTANHO” DO COMPOSITOR DANILO GUANAIS: novas perspectivas interpretativas para a música armorial
Cultura popular nordestina brasileira; O Caprípede Castanho; Composição e Práticas Interpretativas
Essa pesquisa tem por objetivo compreender e abordar os elementos estéticos, composicionais e estilísticos da obra “Caprípede Castanho”, VII Movimento da III Grande Sinfonia “Ilumiara” do compositor Danilo Guanais (1965), ambientada na Música Armorial. O compositor também utiliza elementos característicos da música do século XX como a Politonalidade, o Serialismo, Minimalismo, Polirritmia e Assimetria. Estão presentes na obra os gêneros musicais como o Maracatu e a Valsa, como também das apropriações, das manipulações rítmicas e melódicas através de variações. No processo de análise, busca-se referenciais estilísticos e estéticos com possíveis interlocuções entre a obra de Guanais e os elementos composicionais presentes, característicos da Música Armorial. Os procedimentos metodológicos se darão com base na revisão de literatura, entrevistas, observação participante dos ensaios e recital da Obra “Caprípede Castanho” com a participação de 13 instrumentistas de sopros e percussão. O processo de acompanhamento contará com diário de bordo objetivando a observação, descrição e análise da prática interpretativa, com o intuito de incorporar os aspectos estéticos e estilísticos da Música Armorial na interpretação.