A INTERPRETAÇÃO DE TRÊS CANTOS DE IEMANJÁ PARA VIOLONCELO E PIANO DE MARLOS NOBRE ATRAVÉS DO OLHAR DOS RITMOS AFRO-BRASILEIROS PRESENTES NA OBRA
Marlos Nobre; Violoncelo; Ritmos Afro-brasileiros; Três Cantos de Iemanjá; Música brasileira
Essa pesquisa realiza uma análise de aspectos técnicos e interpretativos da obra Três Cantos de
Iemanjá para Violoncelo e Piano do compositor Marlos Nobre (1939), com o intuito de
contextualizar o intérprete nos aspectos da música afro-brasileira presentes na peça. O
compositor utiliza elementos característicos como células rítmicas, melodias, nuances, que se
relacionam com instrumentos percussão da música afro-brasileira. Estão presentes na obra os
ritmos do Maracatu, Coco e gêneros gêneses do Choro como Modinha, Lundu e Habanera.
O procedimento metodológico constou de estudo biográfico do compositor e foram de obras
compostas por ele que têm ligação com a cultura afro-brasileira. Em um segundo momento
foram pesquisados autores como Carvalho (1998), Silva (2014), Costa (2017), que discorrem
sobre a cultura afro-brasileira. Posteriormente foram realizados experimentos com o intuito de
incorporar os aspectos da música afro-brasileira na interpretação além de performances e
gravações.