Especifidade da escrita Braille aplicada ao violão
Ensino de violão e deficiência visual; Música e deficiência; Adaptação de Materiais; Musicografia Braille; Inclusão.
Esta pesquisa tem como objetivo principal propor estratégias metodológicas e adaptações da partitura em Braille para o violão, a fim de que se tornem acessíveis para pessoas com deficiência visual. Para fomentar essa necessidade tornou-se necessário discutir o processo de formação do violonista com deficiência visual, bem como a necessidade da preparação do educador para atuar no contexto inclusivo e seu papel como mediador de recursos acessíveis para incentivar a autonomia e protagonismo do aluno com deficiência. Para tanto, a pesquisa foi realizada com dois participantes com cegueira da camerata inclusiva de violões da UFRN. Para isso a investigação terá como base a abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como metodologia para a coleta, análise de dados e intervenção no campo empírico. Assim, pretende-se contribuir com a área do ensino de música para pessoas com deficiência visual, abordando reflexões acerca da utilização de materiais adaptados acessíveis para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e significativo para este público.