O ENSINO DO EUFÔNIO EM NÍVEL SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
Eufônio. Performance. Prática instrumental. Ensino de instrumento.
Nesta pesquisa, intitulada “O Ensino de Eufônio no Nível Superior nas
Universidades Federais do Brasil”, foi realizada a investigação das características do
ensino do eufônio, com referências à prática instrumental e ao ensino do instrumento. A
pesquisa buscou, portanto, entender o processo de ensino nessas instituições federais que
têm o curso de nível superior neste instrumento na atualidade.
Para atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, foram realizadas quatro
entrevistas semiestruturadas com professores das universidades: Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN) a fim de conhecer as principais características metodológicas do ensino de
eufônio e, também, de analisar os planos de cursos dessas universidades, buscando
identificar os materiais didáticos tradicionais e não tradicionais em uso, bem como
verificar os tipos de repertório contemplados.
Também foi realizada uma revisão exploratória da literatura, com foco em
trabalhos relacionados à performance, que retratam a prática instrumental e lidam com a
maneira de tocar um instrumento, bem como trabalhos relacionados à Educação Musical,
que retratam o ensino de instrumento, abordam aspectos relacionados à maneira de
ensinar a tocar um instrumento, e, que possam conter outras questões pedagógicas
relacionadas aos instrumentos musicais. Nesse sentido, o referencial teórico busca
apresentar os trabalhos que mais se relacionam à esta pesquisa, a fim de identificar
peculiaridades relativas tanto ao professor do instrumento quanto ao aluno e discutir, sem
entrar em muitos detalhes, sobre particularidades quanto às habilidades técnicas
necessárias ao eufonista formado nas referidas instituições.
Em adição ao Referencial Teórico, com o resultado das entrevistas foi possível
conhecer o perfil dos professores entrevistados e alguns aspectos que moldaram sua
atividade docente, tais como: os primeiros contatos com a música; as influências que
receberam durante a sua vida musical; as primeiras práticas de ensino em que estavam
inseridos, como professores, como alunos ou mesmo como instrumentistas de grupos
onde puderam receber instruções. Tais observações a respeito das vivências do docente
tornam possível obter o resultado desta pesquisa, elucidando as características
metodológicas do que tem sido o ensino de eufônio no país, especialmente no contexto
do nível superior nas universidades federais brasileiras.