Obras para trompa compostas por membros do COMPOMUS/UFPB: característica técnico-interpretativo e direcionamento pedagógico
Práticas interpretativas; Ensino de instrumento; Repertório brasileiro dos séculos XX e XXI; Trompa
Esta pesquisa está inserida no âmbito da prática instrumental e do Ensino do Instrumento. Apesar do recente crescimento das práticas interpretativas como campo de estudos, ainda é pequeno o número de pesquisas no Brasil se considerarmos especialmente instrumentos de orquestra como a trompa, objeto de estudo deste trabalho. Nessa direção, esta dissertação tem como objetivo geral identificar características e apontar direcionamentos técnico-interpretativos e pedagógicos em obras para trompa compostas pelos compositores Marcílio Onofre e José Orlando Alves e quais as possibilidades de abordagens didáticas para esses materiais. Os objetivos específicos consistem em: identificar obras escritas para trompa pelos referidos compositores; selecionar as principais obras compostas pelos compositores mencionados destacando aquelas que mais exploram tecnicamente o instrumento; identificar características interpretativas das principais obras escritas para o instrumento por esses compositores; a partir das características técnico-interpretativas das obras apresentar perspectivas pedagógicas; relacionar as características interpretadas das peças estudadas com o ensino do instrumento atual; identificar as principais composições brasileiras para o instrumento no século XXI. Através de pesquisa bibliográfica, documental, questionários e entrevistas semiestruturadas com os compositores das obras foram coletadas informações que serão fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. Espero a partir desse trabalho contribuir para o desenvolvimento técnico-interpretativos e apontar direcionamentos para o ensino da trompa voltada para esse tipo de repertório, assim como estimular novos intérpretes a pesquisar sobre o instrumento nesse contexto da música contemporânea.