ASPECTOS DO PROCESSO DE COLABORAÇÃO COMPOSITOR-INTÉRPRETE NA COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA OBRA ESPELHOS DAS (IN)TOLERÂNCIAS PARA VIOLONCELO SOLO E GRUPO DE VIOLONCELOS
Espelho das (In)tolerâncias. Marcílio Onofre. Violoncelo. Técnicas Estendidas.
Essa pesquisa trata do processo colaborativo entre compositor/intérprete na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias do compositor Marcílio Onofre, encomendada por Rodolpho Borges. Trataremos aqui da problemática relacionada a alguns aspectos peculiares da obra como, por exemplo, as diferentes scordaturas, o uso dos multifônicos e do tonlos. Este trabalho aborda e analisa a construção da obra como um todo, não apenas na parte do violoncelo solo, mas na totalidade das vozes que compõem a peça. Dessa forma, destaca os principais pontos onde de fato ocorre a colaboração e tem como finalidade demonstrar a dinâmica desse processo, onde e quando o intérprete auxilia na construção da peça, sugerindo e propondo soluções exequíveis, compartilhando seu conhecimento técnico-instrumental e possibilitando ao compositor todo o domínio técnico na criação da peça para o violoncelo. Como procedimento metodológico, foram estudados em um primeiro momento autores como L. Cardassi (2016), C. Domenici (2011) e F. Borém (1998) que abordam a relação compositor-intérprete, e posteriormente foram realizadas seis entrevistas e reuniões entre o compositor e o intérprete, além de ensaios, gravações e performances públicas da peça. Ao final desse processo, concluímos que essa parceria proporciona diferentes possibilidades técnicas e musicais para compositores e intérpretes.