INFLUÊNCIA DO CHORO E DO JAZZ EM UM CONJUNTO DE OBRAS PARA VIOLÃO SOLO DE ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, O GAROTO
Garoto. Violão brasileiro.
O presente trabalho discorre sobre a influência do chôro e do jazz em um conjunto de obras para violão de Anibal Augusto Sardinha, Garoto (1915-1955), sob os aspectos rítmicos, harmônicos e interpretativos. O objetivo principal foi buscar características do choro e do jazz a partir destes parâmetros mencionados. Apresentamos também breves discussões sobre Garoto no contexto da escola do violão brasileiro, contribuições para o violão e a música popular brasileira. O aporte teórico baseia-se em entrevistas, estudos das obras bem como referenciais teóricos que discorrem especificamente sobre o violonista compositor citado tais como: Antônio e Pereira (1982), Mello (2012), Junqueira (2010), Delneri (2009), dentre outros. Os resultados confirmam aproximação da obra de Garoto com o choro e o jazz onde se destaca a influencia dos aspectos rítmicos e harmônicos em sua obra. Concluímos que as informações apresentam resultados que direcionam para o entendimento da obra do compositor, como também para a prática empírica do intérprete do violão brasileiro.