INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSICAL: AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A MÚSICA MIDIÁTICA MASSIVA E A FORMAÇÃO MUSICAL DOS DISCENTES EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINOS REGULARES NA CIDADE DO NATAL-RN
Educação musical. Indústria cultural. Consumo.
Expomos aqui dados de pesquisa que pautam sobre fenômenos musicais que são balizados sobre a égide da indústria cultural. Foram levadas em consideração as constantes transformações dos processos de apropriação e transmissão musicais que interagem com os fenômenos musicais midiáticos massivos correlacionado com as vivências musicais dos alunos em aulas de músicas do ensino regular. Ponderou-se questões que trataram sobre a forma do homem conceber, vincular e consumir o valor artístico na atual contemporaneidade baseada em um locus epistemológico musical. Problematizou-se também questões que versam sobre valor, gosto e estética em arte nas atuais relações impregnadas pela tecnologia e mídia em música. Correlacionou-se tais relações com a escolha do repertório musical nos contextos de ensino e aprendizagem em três escolas na cidade do Natal-RN. Procurou-se refletir criticamente - de uma maneira geral - o papel e a influência das músicas midiáticas massivas nas práticas pedagógicas dos professores correlacionada as vivências musicais dos alunos.