CONTRIBUIÇÕES DO COMPOSITOR ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA (GAROTO) PARA O VIOLÃO POPULAR SOLISTA BRASILEIRO NA PERSPECTIVA DE UM CONJUNTO DE OBRAS: uma aborgadem a partir da interação com o jazz sob o viés da música erudita
Garoto. Violão. Interpretação. Música Popular Brasileira.
O presente trabalho discorre sobre aspectos particulares do violonista compositor Anibal Augusto Sardinha, Garoto (1915-1955), a partir da influância do jazz norte americano sob o viés da música erudita para violão. O objetivo é apresentar embasamento com intuito de enfatizar sugestões que propicie uma interpretação original referente aos aspectos da melodia, harmonia e ritmo nas obras: Enigma, Lamentos do Morro, Duas Contas e É impossivel. Apoiados nos autores: Antônio e Pereira (1982), Junqueira (2010), Delneri (2009), Mello (2012) dentre outros, e entrevistas com violonista e compositor Carlos Lyra (1935), assim como analise e estudo das obras. A pesquisa circunscreve em cinco capítulos; no primeiro discorre sobre Garoto e o violão solo popular brasileiro; segundo capítulo explana sobre a influência do jazz em sua composição; terceiro, aponta suas contribuições para o violão solista e a música popular brasileira, enfatizando as tensões adicionadas aos acordes, e influencias na atualidade do compositor; quarto capítulo, apresenta considerações de suas vivencias sob o viés popular e erudito; e, no quinto e último capitulo apresentamos análise das obras direcionando sugestões práticos interpretativo. Os resultados apresentam informações que corroboram para afirmação da contribuição do Garoto para o violão de concerto. Assim també para o intérprete das obras do Garoto, e ainda em contextos abrangentes de pesquisa da música popular brasileira.