ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PAUTA: A construção da identidade profissional do docente licenciado em música pela EMUFRN
Educação Musical; Estágio Supervisionado; Formação Docente; Identidade Profissional
O Estágio Supervisionado é uma questão discutida no campo da Educação Musical como forte instrumento na formação docente, em razão de aproximar o licenciando com a realidade profissional. Partindo dessa premissa, esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de construção da identidade profissional do docente, especificamente daquele licenciado em música pela Escola de Música da UFRN. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa através do método do estudo de caso. Como técnicas de pesquisa, trabalhou-se com análise de documentos, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico foi embasado nos estudos de MIZUKAMI, NÓVOA, PIMENTA, complementados por autores da Educação Musical, como BELLOCHIO, MATEIRO, SOUZA, BUCHMANN, AZEVEDO e TOURINHO, cujas pesquisas focam na formação docente. Os participantes da pesquisa foram quatro docentes selecionados das redes pública e privada de ensino da cidade de Natal/RN, egressos do curso Música Licenciatura da EMUFRN formados entre os anos de 2010 e 2014. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, abordando questões que remetem a uma reflexão acerca do modelo e procedimentos do Estágio Supervisionado na EMUFRN. Espero com esse trabalho contribuir de forma significativa na construção da identidade do professor de música reconhecendo no Estágio Supervisionado o espaço formativo fundamental desse processo