A REGÊNCIA CORAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO CORAL INFANTIL DA UFRN.
Regência Coral; formação docente; coral infantil; musicalização infantil
O canto coral é um dos espaços mais utilizados para a atuação do professor de música. Isto se dá provavelmente porque se trata de uma prática musical de baixo custo e que pode trazer diversos benefícios educacionais para quem o pratica, além de ser uma forma interessante de levar o trabalho realizado em sala de aula para o público. No entanto, a partir da minha experiência como professora da rede pública de ensino e constante observação da atuação dos professores de música nesta área, pude perceber que eles possuem um nível de conhecimento defasado para a condução desta atividade, deixando de lado aspectos técnicos importantes quando se trata do uso da voz na infância. Esta investigação está baseada no processo metodológico da pesquisa-ação junto às práticas pedagógicas musicais desenvolvidas no Coral Infantil da Escola de Música da UFRN, onde realizei a orientação de cinco licenciandos para a atuação neste espaço. O norte da escrita está direcionado de acordo com os princípios de autores como Amato, Figueiredo, Fonterrada, Joly, Mathias, Zander, e com base nas atividades já conduzidas pela pesquisadora na disciplina Atividades Orientadas II Metodologia do Ensino da Voz e Música Coral no curso de licenciatura em música desta mesma Universidade, durante o semestre letivo de 2015.2. Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da formação docente na atuação com o canto coral e para a ampliação da discussão sobre o tema canto coral infantil na formação do professor no âmbito da educação musical sendo este um espaço rico para musicalização.