A PEDAGOGIA DE PROJETOS E O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE NATAL/RN
Pedagogia de Projetos, música no contexto escolar
A presente pesquisa investiga a utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia para o ensino de música nas escolas de Educação Básica da cidade da cidade de NatalRN. Tem como principal objetivo analisar de que forma essa metodologia se insere nas aulas de música no contexto escolar e quais as suas implicações para o processo de ensino aprendizagem musical. Para isso, fiz uma revisão de literatura a partir de autores das áreas de Educação e Educação musical com o intuito de identificar as relações e fundamentar as discussões e possibilidades da associação entre a Pedagogia de projetos e da atual situação da música como parte do currículo escolar brasileiro. Para a coleta de dados, utilizei estratégias metodológicas de abordagens qualitativa e quantitativa que se complementam para melhor responder as necessidades da pesquisa. Através da aplicação de um questionário,
busquei identificar quais as escolas e professores de música que declaram trabalhar com a Pedagogia de Projetos. A partir desses resultados, realizei observação participante, em duas turmas da Educação Básica, uma escola da rede privada e outra da rede pública, acompanhando o desenvolvimento de aulas de música baseadas na Pedagogia de projetos, registrando os dados em diário de campo e gravações de áudio e vídeo.