Banca de DEFESA: FLÁVIA DA SILVA TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA DA SILVA TEIXEIRA
DATA : 30/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remota – LINK http://meet.google.com/eok-knts-qug
TÍTULO:

METABIO: Projeto Arquitetônico de Requalificação de Edificação Escolar  com enfoque nos princípios do design biofílico.



PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Arquitetônico; Design Biofílico; Requalificação de Edifício Escolar.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

O presente trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em uma proposta projetual técnica de requalificação de um edifício escolar com enfoque nos princípios do design biofílico, localizado em Natal-RN. O design biofílico é uma forma de criar ambientes utilizando recursos naturais, visando a melhoria da saúde e do bem-estar de quem neles habitem. A biofilia se propõe a  resgatar os ambientes naturais e trazê-los aos espaços construídos. Entendendo que a biofilia pode contribuir para melhorar a qualidade dos espaços escolares, o trabalho tem como objetivo  desenvolver uma proposta de requalificação para a Escola Estadual Alberto Torres, baseada nos princípios e estratégias do design biofílico. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema e o público ao qual se destina, por meio de pesquisa bibliográfica, estudos de referências projetuais e pesquisa de campo. Com o auxílio das disciplinas ministradas no curso, os estudos iniciais foram realizados sobre o universo de estudo e usuários, bem como sobre os aspectos ambientais, físicos e legais. Em seguida, foi desenvolvida a concepção e percurso projetuais, a programação arquitetônica com a identificação dos dilemas e a definição das metas projetuais, a definição do conceito e do partido arquitetônico, a realização dos estudos e simulações através das estratégias de conforto ambiental. Os resultados encontrados consistem em um proposta de requalificação que buscou o aproveitamento otimizado da estrutura da edificação existente,  inserções e adequações que trouxessem mais docilidade ao espaço, sem desconsiderar as questões ligadas à manutenção predial. Além disso,  inclusão de elementos naturais nos espaços físicos permitem um bom aproveitamento desses espaços, o que se refletirá na relação dos usuários com os ambientes, consequentemente, contribuirá para melhoria do processo de ensino-aprendizagem oferecido pela escola. Conclui-se que a discussão sobre a importância de estudos sobre arquitetura escolar nos âmbitos teórico e prático permitiu o desenvolvimento de um produto que retratou o processo reflexivo oriundo  da realização de estudos e pesquisas teórico-projetual. Espera-se com essa solução projetual atender aos objetivos fixados.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE - UNP
Presidente - 2140673 - GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE
Interna - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 01/08/2024 23:02
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