ARQUITETURA ESCOLAR INCLUSIVA: Anteprojeto arquitetônico de uma escola de ensino fundamental em Ceará-Mirim
Anteprojeto de Arquitetura. Edifício Educacional. Educação Inclusiva. Arquitetura Inclusiva.
Este trabalho trata do tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva, com enfoque na educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O objetivo consiste na elaboração de um anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com educação inclusiva em desenvolvimento neste mestrado profissional. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas por esse público quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade garantido pela legislação. O público-alvo conta com número significativo de alunos matriculados em escolas do município e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI) de Ceará-Mirim/RN. O CEMAI foi consultado e colaborou com o fornecimento de dados e relatórios das necessidades desses alunos, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno de domínio público localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, estão sendo realizados a da revisão bibliográfica dos conceitos chaves e; das diretrizes do desenho universal; análises de precedentes arquitetônicos e; simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. Para este exame de qualificação são apresentados: referencial teórico em elaboração; concepção e desenvolvimento da proposta; versão do anteprojeto em nível de estudo preliminar.