CENTRO COMERCIAL AVENIDA: UM ESPAÇO ABERTO À CIDADE
Empreendimento comercial. Urbanidade. Projeto.
O trabalho trata de uma pesquisa aplicada ao projeto de arquitetura e aborda o edifício de uso comercial e de serviços cuja configuração favorece a relação com o espaço público, considerando os atributos de urbanidade – conceito intrinsicamente relacionado à vitalidade urbana e ao reconhecimento do outro no espaço da cidade. Tal pesquisa é justificada pela percepção que a configuração de muitos edifícios comerciais de nossas cidades promove a desconexão entre os espaços público e privado, impactando negativamente não só as atividades econômicas no âmbito do empreendimento comercial, mas também contribuindo para o esvaziamento dos espaços urbanos. Com base em estudos da teoria da sintaxe espacial, este trabalho defende que a forma edilícia, assim como ocorre com a configuração urbana, tem efeitos sobre o desempenho do edifício como elemento indutor de urbanidade, vitalidade urbana e copresença, conceitos chaves a serem explorados nessa dissertação. O objetivo deste trabalho é, portanto, o desenvolvimento de uma proposta arquitetônica para um edifício de uso comercial e de serviços concebido a partir da aplicação destes conceitos. Para tal fim, a metodologia para o desenvolvimento do trabalho consiste na revisão bibliográfica acerca dos temas urbanidade, vitalidade urbana e copresença; na identificação de seus atributos, presentes em exemplares do ambiente construído com uso similar ao do objeto de estudo; e na aplicação destes conceitos à concepção arquitetônica do projeto. O universo de estudo é um terreno localizado no bairro de Lagoa Nova, Natal-RN.