SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL FÍSICA DE STRUTURAS POROSAS
Simulação computacional, rocha reservatório, porosidade, estereologia, interceptos, distribuição de intercepto e livre caminho médio.
Neste trabalho foi desenvolvido um programa de simulação computacional física de estruturas porosas com base em programação orientada a objeto que utiliza uma placa aceleradora Physx, originalmente desenvolvida para jogos eletrônicos. Com essa ferramenta, a capacidade de interação física entre os objetos simulados é ampliada, possibilitando simular uma estrutura porosa, como por exemplos, rochas reservatórias ou estruturas com alta densidade. O procedimento inicial para desenvolvimento da simulação porosa foi à construção de uma estrutura cúbica constituída de esferas com um único tamanho ou com tamanhos variados. Além disso, podem ser ainda simuladas estruturas com variadas frações de volumes. Os resultados apresentados estão divididos em duas partes: a primeira, as esferas serão consideras como grãos sólidos, ou seja, a fase matriz representa a porosidade; a segunda, as esferas estão sendo considerada com poros. Neste caso a fase matriz representa a fase sólida. As simulações nos dois casos são as mesmas, mas as estruturas simuladas são intrinsecamente distintas. Para validar os resultados apresentados pelo programa, foram realizadas simulações variando a quantidade de grãos, a distribuição de tamanhos de grãos e a fração de vazio na estrutura. Todos os resultados apresentados mostraram-se estatisticamente confiáveis e em concordância com os apresentados na literatura. Os valores médios e as distribuições dos parâmetros estereológicos mensurados, como intercepto linear, perímetro de seção de área, área de seção e livre caminho médio estão de acordo com os resultados obtidos na literatura para as estruturas simuladas. Os resultados podem auxiliar a compreensão de estruturas reais.