Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE DE PAULA BEDAQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HENRIQUE DE PAULA BEDAQUE
DATA : 03/11/2025
HORA: 08:00
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

ACHADOS OTORRINOLARINGOLÓGICOS EM PACIENTES COM LIPODISTROFIA CONGÊNITA DE BERARDINELLI-SEIP: UM ESTUDO CASO-CONTROLE


PALAVRAS-CHAVES:

Otorrinolaringologia; Lipodistrofia; Síndrome da Apneia do Sono; Rinite Alérgica; índice de massa corporal.


PÁGINAS: 9
RESUMO:

Objetivo
Este estudo investiga alterações otorrinolaringológicas (ORL) em pacientes com lipodistrofia congênita de Berardinelli-Seip (BS), uma rara doença autossômica recessiva caracterizada pela ausência generalizada de tecido adiposo. A pesquisa visa identificar achados específicos de ORL em pacientes com BS em comparação com controles saudáveis pareados por idade e sexo, abordando uma lacuna na literatura sobre manifestações otorrinolaringológicas nessa população.

Métodos
Foi realizado um estudo transversal, observacional, tipo caso-controle, entre julho de 2023 e julho de 2025. Vinte pacientes com BS confirmada geneticamente foram pareados com voluntários saudáveis. A coleta de dados incluiu perfil sociodemográfico, sintomas clínicos de ORL, exames físicos, nasofibroscopia e o Teste Olfativo de Connecticut.

Resultados
Diferenças significativas foram observadas no IMC (p=0,01) e na prevalência de diabetes (75% nos pacientes com BS vs. 5% nos controles). Sintomas de ORL como rinite, tontura e zumbido apresentaram prevalência semelhante entre os grupos. No entanto, os escores de Mallampati Modificado indicaram maior risco de apneia obstrutiva do sono nos pacientes com BS (40% com grau IV). A discriminação olfativa foi significativamente reduzida no grupo BS (p=0,01), embora os escores de intensidade e totais não tenham mostrado diferença estatística.

Conclusão
Pacientes com BS apresentam características otorrinolaringológicas distintas, especialmente escores alterados de Mallampati Modificado e redução na discriminação olfativa, sugerindo implicações estruturais e sensoriais da doença. Esses achados ressaltam a necessidade de avaliação otorrinolaringológica direcionada e de pesquisas adicionais sobre complicações relacionadas ao sono e à sensibilidade olfativa na BS.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR - nullPresidente - 1451614 - JOSIVAN GOMES DE LIMA
Externa ao Programa - 1639565 - LIDIANE MARIA DE BRITO MACEDO FERREIRA - null
Notícia cadastrada em: 15/10/2025 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao