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Banca de DEFESA: DEUSELENE RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEUSELENE RODRIGUES DE SOUSA
DATA : 27/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

MORNAS ERAM AS NOITES: LEITURAS DE CONTOS DE DINA SALÚSTIO  EM SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação do leitor. Lei 10.639/2003. Letramento. Educação antirracista.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

 A presente Dissertação aborda os impactos da implementação e consolidação da Lei 10.639/03 nas escolas, bem como apresenta os resultados de uma intervenção realizada em sala de aula com a obra Mornas eram as noites, da escritora cabo[1]verdiana, Dina Salústio (2019). A pesquisa interventiva teve como objetivo analisar alguns contos da autora citada e seguiu o modelo de Sequência Básica de Cosson (2022), além disso, fomentou o desenvolvimento das habilidades de interpretação e compreensão leitora dos discentes. Foi desenvolvida e realizada com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Nísia Floresta – RN. A intervenção atenta para uma educação que discorre sobre diversidade, democracia e antirracismo. Examinamos além da legislação vigente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a evolução desse tema ao longo dos anos, as possibilidades de alteração e de que maneira esses assuntos estão sendo introduzidos nas práticas educacionais. A metodologia usada neste trabalho é a de análise qualitativa e terá como referenciais além da Sequência Básica de Cosson, o Método Recepcional (Bordini; Aguiar, 1993), os quais fornecem ao aluno a orientação essencial para que ele aprimore sua habilidade de leitura e sua subsequente autonomia de escolha e análise crítica por meio da recepção e ampliação de seus horizontes de expectativas. Teoricamente, embasamos nossas reflexões em Munanga (2012), Candido (2011), Todorov (2012), no sentido de ampliar as concepções de Literatura e ensino a partir da pesquisa em caráter de intervenção na sala de aula e da recepção da leitura do texto literário. Esta pesquisa criou um espaço para a discussão de questões raciais e de gênero e contribuiu, assim, para a desconstrução de estereótipos e preconceitos. A intervenção favoreceu um ambiente de diálogo e de conscientização. Desse modo, alhiou-se aos princípios da educação antirracista, especialmente, no contexto escolar do Ensino Fundamental.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.564.164-** - KALINA ALESSANDRA RODRIGUES DE PAIVA - UFRN
Externo à Instituição - MARCELO MEDEIROS DA SILVA - UEPB
Presidente - ***.721.574-** - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/01/2025 01:08
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