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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAERTE LIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAERTE LIRA DA SILVA
DATA : 13/02/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O CRONOTOPO DO BANQUETE EM SADE: O RENASCIMENTO DO GROTESCO


PALAVRAS-CHAVES:

banquete; carnavalização; cronotopo; grotesco; romance.


PÁGINAS: 206
RESUMO:

Donatien Alphonse François de Sade, mais conhecido como o Marquês de Sade, viveu entre os séculos XVIII e XIX na França e, a despeito de seus títulos, tornou-se famoso por sua radical sexualidade libertina praticada e exponencialmente representada em suas obras, que incluem romances, contos, peças de teatro, diálogos e tratados políticos, não obstante as repulsas e proibições que sofreram as suas publicações, historicamente, até momentos bem próximos a nós. Inclusive, suas imagens literárias foram confundidas com sua própria realidade, além de apontadas como incentivadoras da perversão o que, para muitas especialistas, equivocadamente, seu nome foi associado a uma tipificação psiquiátrica, vertendo-se em nomes como sádico e sadismo. Com a abertura e mais aprofundado entendimento de sua obra, passou-se a averiguar sua corajosa atitude em desvelar o abismal espírito humano em uma época de exaltação deste. O impacto de sua obra recebeu grandes adaptações cinematográficas, embora não tão difundidas, mas magistralmente trabalhadas como, por exemplo, por um Pier Paolo Pasolini (1922-1975), poeta e cineasta italiano, ele mesmo caracterizado como uma figura versátil e controversa. E são com essas qualificações que tanto François Rabelais, autor Renascentista do século XVI, quanto Sade recusam categoricamente os ditames de uma cultura oficial, não por pura rebeldia, mas por uma subversão criadora que destrona o ultrapassado, por este não ser mais capaz de gerar, nem de impulsionar o novo, ou até mesmo a própria vida. Neste diálogo estabelecido por um intervalo de quase três séculos, os estudos teóricos fundamentais de Bakhtin (1989; 1998a; 2010a; 2010b; 2018a; 2018b; 2022) e Volóchinov (2018; 2019), com o apoio de obras de uma das maiores especialistas em Sade, a saber, Moraes (2006; 2013; 2015; 2017; 2021), foram cruciais para estabelecerem um diálogo entre o texto de Sade (1785), qual seja, Les 120 journées de Sodome ou L’École du Libertinage, e o de Rabelais (1861), a saber, Ouvres de F. Rabelais, sendo estas duas últimas, as obras que compõem o nosso corpus. Os estudos teórico-literários bakhtinianos calcaram a compreensão da composição do objeto artístico para, nisso, alçar a importância do conceito de cronotopo no processo e acabamento das expressões artístico-literárias, no intuito de orientar nossa atividade analítica com a percepção de um elemento comum e criativo nas obras do corpus, qual seja, o cronotopo do banquete. Dessa forma, analisamos sob diversas lentes a referida categoria para, em nossa investigação, perceber as contiguidades composicionais entre os referidos textos sob o aspecto das transformações, manutenções e/ou ausências de elementos desse mesmo cronotopo, guiado em um diálogo sob uma axiologia carnavalesca e grotesca como, por exemplo, os fatores da hiperbolização e a hibridização na composição em consonância com essa axiologia própria. Nesse processo, foram selecionadas passagens que reforçassem a hipótese da contiguidade composicional entre as obras do corpus, algumas destas, por vezes, longas, contudo, necessárias, dado o volume das obras. Assim, o cronotopo rabelaisiano foi a categoria analítica mais especializada para o alcance de tais objetivos. Nossa elaboração acadêmica fez-nos não só compreender a construção do conceito, mas perceber as possibilidades produtivas e criativas da carnavalização tanto como processo quanto como resultado, em um diálogo estabelecido com qualquer cronotopia e, assim, podermos responder ao questionamento de uma possibilidade de estabelecer um evidente diálogo composicional entre Sade e Rabelais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1000286 - ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR
Interna - 1543253 - KATIA AILY FRANCO DE CAMARGO
Externo à Instituição - NEWTON DE CASTRO PONTES - URCA
Externa à Instituição - SANDRA MARA MORAES LIMA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 21/01/2025 19:53
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