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Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLLEY SOUZA WANDERLEI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WESLLEY SOUZA WANDERLEI
DATA : 28/01/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Bana remota - Google Meet
TÍTULO:

O PROBLEMA DE ISRAEL NA CARTA AOS ROMANOS: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NO NÍVEL MICROTEXTUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Análise Textual dos Discursos. Representação discursiva. Discurso religioso. Microtextual. Israel. Abraão. Deus.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

RESUMO

Esta pesquisa pretende examinar as representações discursivas de determinados personagens que compõe três capítulos da carta aos Romanos, capítulos 9, 10 e 11. Os textos que fazem parte do corpus da presente pesquisa estão na Bíblia, mais especificamente no sexto livro do Noto Testamento. Trata-se de um estudo que focaliza o nível semântico do texto, dentro da abordagem da Análise Textual dos Discursos; e também é uma proposta de análise com foco nos níveis de estruturação textual, especialmente no nível microtextual. Trata-se de uma epístola escrita na Antiguidade, sendo assim um texto escrito para se comunicar com uma comunidade de fé, neste caso, a igreja de Roma. Assim, o objetivo geral foi identificar quais elementos o autor, Paulo de Tarso, utilizou para a construção da representação discursiva de Cristo, de Israel (o povo de Israel), de Abraão e do Deus de Israel. A pesquisa faz esta pergunta: Paulo de Tarso, por meio desta carta, construiu qual representação discursiva dele, de Cristo, de Israel, de Abraão e de Deus para respaldar sua argumentação sobre o problema de Israel?A partir do corpus formado por três capítulos, foi feita a identificação, a descrição e a interpretação dessas palavras utilizadas no decorrer dos referidos capítulos conforme as categorias semânticas de referenciação, predicação e modificação. Os resultados encontrados foram inseridos em tabelas que descrevem cada uma das categorias. Concomitantemente, foram separadas as cláusulas que mencionam o povo de Israel, Abrahão, Deus e o próprio autor se referindo a ele mesmo. Uma das implicações teóricas é a de que o corpus corresponde ao conteúdo proposicional a que alude Adam (2011) e que constrói a representação discursiva construída pelo autor. Com isso, compreendemos que o desenvolver da análise ao nível microtextual indicou um vislumbre do “todo de sentido” que faz a unidade do texto (Adam, 2022). Além da análise em nível microtextual, usamos Douglas Moo (2023), um dos mais renomados exegetas na epístola aos Romanos, para compreender o texto com a exegese do autor. O discurso religioso carrega uma heretogeneidade enunciativa, podendo ser a voz de Deus, a voz de algum profeta e, no caso desta pesquisa, a voz de um apóstolo de Jesus Cristo. Essa multiplicidade enunciativa contribui para a riqueza e complexidade interpretativa desses textos. A partir dos respectivos capítulos trabalhados, pode-se afirmar que o autor tenta argumentar com os membros da igreja em Roma de que a salvação não é apenas para o Israel como etnia judaica e sim que esta salvação se estende para todos os povos do mundo. A tradução utilizada em língua portuguesa será a Nova Versão Internacional (NVI).

Palavras-chave: Análise Textual dos Discursos. Representação discursiva. Discurso religioso. Microtextual. Israel. Abraão. Deus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interna - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externa à Instituição - ANAHY SAMARA ZAMBLANO DE OLIVEIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 20/01/2025 14:54
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