O PROBLEMA DE ISRAEL NA CARTA AOS ROMANOS: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NO NÍVEL MICROTEXTUAL
Palavras-chave: Análise Textual dos Discursos. Representação discursiva. Discurso religioso. Microtextual. Israel. Abraão. Deus.
RESUMO
Esta pesquisa pretende examinar as representações discursivas de determinados personagens que compõe três capítulos da carta aos Romanos, capítulos 9, 10 e 11. Os textos que fazem parte do corpus da presente pesquisa estão na Bíblia, mais especificamente no sexto livro do Noto Testamento. Trata-se de um estudo que focaliza o nível semântico do texto, dentro da abordagem da Análise Textual dos Discursos; e também é uma proposta de análise com foco nos níveis de estruturação textual, especialmente no nível microtextual. Trata-se de uma epístola escrita na Antiguidade, sendo assim um texto escrito para se comunicar com uma comunidade de fé, neste caso, a igreja de Roma. Assim, o objetivo geral foi identificar quais elementos o autor, Paulo de Tarso, utilizou para a construção da representação discursiva de Cristo, de Israel (o povo de Israel), de Abraão e do Deus de Israel. A pesquisa faz esta pergunta: Paulo de Tarso, por meio desta carta, construiu qual representação discursiva dele, de Cristo, de Israel, de Abraão e de Deus para respaldar sua argumentação sobre o problema de Israel?A partir do corpus formado por três capítulos, foi feita a identificação, a descrição e a interpretação dessas palavras utilizadas no decorrer dos referidos capítulos conforme as categorias semânticas de referenciação, predicação e modificação. Os resultados encontrados foram inseridos em tabelas que descrevem cada uma das categorias. Concomitantemente, foram separadas as cláusulas que mencionam o povo de Israel, Abrahão, Deus e o próprio autor se referindo a ele mesmo. Uma das implicações teóricas é a de que o corpus corresponde ao conteúdo proposicional a que alude Adam (2011) e que constrói a representação discursiva construída pelo autor. Com isso, compreendemos que o desenvolver da análise ao nível microtextual indicou um vislumbre do “todo de sentido” que faz a unidade do texto (Adam, 2022). Além da análise em nível microtextual, usamos Douglas Moo (2023), um dos mais renomados exegetas na epístola aos Romanos, para compreender o texto com a exegese do autor. O discurso religioso carrega uma heretogeneidade enunciativa, podendo ser a voz de Deus, a voz de algum profeta e, no caso desta pesquisa, a voz de um apóstolo de Jesus Cristo. Essa multiplicidade enunciativa contribui para a riqueza e complexidade interpretativa desses textos. A partir dos respectivos capítulos trabalhados, pode-se afirmar que o autor tenta argumentar com os membros da igreja em Roma de que a salvação não é apenas para o Israel como etnia judaica e sim que esta salvação se estende para todos os povos do mundo. A tradução utilizada em língua portuguesa será a Nova Versão Internacional (NVI).
Palavras-chave: Análise Textual dos Discursos. Representação discursiva. Discurso religioso. Microtextual. Israel. Abraão. Deus.