Isolamento social e modos de subjetivação em sites de redes sociais: o funcionamento do discurso de celebridades em tempos de pandemia
Discurso; Pandemia de Covid-19; Sujeito Celebridade; Sites de redes sociais.
Esta tese se propõe analisar o discurso do sujeito celebridade que circulou nos sites de redes sociais durante o isolamento social da Covid-19, compreendendo as relações de saber-poder e os modos de subjetivação/objetivação do sujeito na vigilância da web. Esta pesquisa se desenvolveu no campo da Linguística Aplicada e se situa na área da Análise do Discurso de linha francesa, a partir da arqueogenealogia de Michel Foucault por meio de noções como discurso, enunciado, saber, poder, vigilância, regimes de verdade, subjetividade e governamentalidade. Problematizamos neste estudo a constituição do sujeito celebridade nos sites de redes sociais na pandemia. Para isso, tomamos como corpus vinte e sete reportagens publicadas em diferentes portais de notícias da internet e doze postagens do Instagram de sujeitos celebridades. Esta é uma pesquisa de natureza descritivointerpretativista e de abordagem qualitativa. Destarte, por meio das nossas análises, percebemos que o sujeito celebridade se constitui no virtual por meio de regimes de verdade de uma época em quarentena, assim, se subjetiva ao desempenhar determinadas atividades com um foco na prevenção contra a Covid-19 e expor isso na vigilância virtual. É um sujeito que confessa particularidades da sua quarentena nos sites de redes sociais, e, por meio disso, desempenha um governo de si e dos outros. Por outro lado, ao resistir e não seguir as regras da pandemia, o sujeito passa por um severo processo punitivo que no virtual se apresenta por meio da cultura do cancelamento. Dessa forma, entendemos que relações de saber-poder atuaram no virtual por meio de práticas divisoras, excluindo o sujeito que apresenta alguma atitude problemática, ao mesmo tempo que inclui sujeitos que estão de acordo com uma normalidade em tempos de pandemia.