Ironia, baixo corporal e erotismo: As tessituras das linhas fesceninas de Nei Leandro de Castro.
Nei Leandro de Castro; Baixo Corporal; Ironia; Erotismo; Intertextualidade.
Apresente pesquisa de doutorado propõe-se a analisar o livro de contos Pássaro sem sono, lançado em 2013, de Nei Leandro de Castro (1940 -), investigando a ironia, o erotismo e o baixo corporal como desdobramentos da intertextualidade presente na obra, articulada com outros textos solidificados e canonizados na e pela sociedade. Além disso, busca-se observar como os textos desse escritor se constituem na Literatura Potiguar e examinar a percepção entre o sagrado e o profano como ponto de criticidade em relação ao conservadorismo cristão. Tal contraponto se apresenta como um diálogo não celebrativo em que duas vozes distintas e dissonantes se encontram representando o passado e o presente, o sagrado e o profano, evidenciando um destronamento de vozes característico dos textos contemporâneos da literatura brasileira (Perrone-moisés, 2016). Partindo da concepção de dialogismo (Bakhtin,1997) e de intertextualidade (Kristeva, 2012; Carvalhal,2003;Samoyault, 2008), entende-se que a citação de um autor por outro manifesta tanto a perpetuação da tradição do cânone quanto a suacriticidade, consolidando o sistema literário brasileiro. Para os desdobramentos gerados, a pesquisa adota os estudos de Mircea Eliade (2018) como referência para a discussão da profanação e sua relação com o sagrado. O conceito de baixo corporal é abordado com base nas reflexões de Bakhtin (2010). Beth Brait (2005), Linda Hutcheon (2000) e D. C. Muecke (1995) serão utilizados como suporte para o embasamento sobre a análise da Ironia. Nas reflexõessobre o erótico, os escritos de Octavio Paz (1994) e Georges Bataille (2004) constituem o aporte teórico utilizado.