Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.

Banca de DEFESA: HUDSON ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUDSON ALVES DOS SANTOS
DATA : 20/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO:

O impacto do uso do card game Magic: the Gathering na aprendizagem de ingles como L2 para estudantes de escolas publicas de Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Magic: the Gathering; ensino-aprendizagem de L2; aprendizagem baseada em jogos.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Esta tese reporta um estudo que investiga o impacto do jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering no aprendizado de inglês como segunda língua (L2) entre estudantes do 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas em Natal/RN. Participaram do estudo 76 estudantes, com idades entre 13 e 15 anos, divididos igualmente em grupos experimentais e de controle. A pesquisa utilizou um framework de aprendizado baseado em tarefas para explorar a eficácia da aprendizagem baseada em jogos no aprimoramento da proficiência em L2, especificamente nas habilidades de compreensão de leitura e processamento de sentenças condicionais, além de analisar o nível de motivação gerado pela intervenção. Foram implementados uma série de pré-testes e pós-testes para medir as melhorias nas habilidades linguísticas e nos níveis de motivação. Adicionalmente, os dados foram analisados separadamente para os grupos de sexo masculino e feminino em todas as etapas de intervenção. Os resultados sugerem que a integração do jogo no aprendizado de L2 pode impactar significativamente o processamento de sentenças condicionais e elevar os níveis de motivação na aprendizagem da L2, tornando-se uma ferramenta pedagógica promissora. Porém, os dados não mostraram evidências de que há impacto significativo nas habilidades de leitura. Este estudo contribui para o campo da Linguística Aplicada e da Psicolinguística ao fornecer dados empírico do o uso educacional de jogos de cartas estratégicos em ambientes de aprendizagem de línguas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARMANDO MACIEL TODA
Externo à Instituição - CÂNDIDO OLIVEIRA - CEFET-MG
Interna - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS
Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Externo à Instituição - MÁRCIO MARTINS LEITÃO - UFPB
Notícia cadastrada em: 17/12/2024 10:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao