A CONSTRUCAO DO SENTIDO NO TEXTO PLURISSEMIOTICO SOB A PERSPECTIVA DA LINGUISTICA DO TEXTO DE EUGENIO COSERIU
Procedimentos Textuais; Sentido; Texto plurissemiótico
Este trabalho tem como ponto de partida a observação de eventos de linguagem que são materialmente compostos por diferentes semioses (verbais e não verbais). Algumas abordagens, como a do estudo da multimodalidade, têm empreendido análises para esses dados empíricos, concebendo-os como textos multimodais, e utilizando diferentes instrumentos e categorias para a análise do material verbal e o não verbal. Utilizam-se, por exemplo, para a análise do verbal, categorias desenvolvidas pela Linguística e, para a análise do não verbal, categorias desenvolvidas para o visual, como as propostas pela Gramática do Design Visual. Percebemos, assim, que esse quadro teórico-analítico esbarra no limite da não existência de uma perspectiva que dê conta da especificidade híbrida desse fenômeno no que diz respeito a sua materialidade semiótica. A partir dessa problemática, propomos, com base no quadro teórico da Linguística Textual Coseriana, o estabelecimento do objeto teórico texto plurissemiótico, pautado em relações semióticas de natureza diferente (verbal e não verbal). Texto plurissemiótico é, então, concebido como um ato ou série de atos plurissemióticos de um indivíduo em uma situação determinada. O campo teórico ao qual esse objeto se vincula é a linguística do texto que tem, igualmente, as mesmas tarefas da linguística do texto, tal como proposta por Coseriu (2007) para o texto verbal, levando em conta, é claro, a existência de outros sistemas de signos: a) indicação da posição dos textos plurissemióticos na esfera dos sistemas semióticos que ele mobiliza (teoria dos textos plurissemióticos), b) construção de uma lista de procedimentos textuais possíveis para a construção do sentido e a delimitação desses procedimentos em relação a outros (linguística do texto plurissemiótico geral), e c) descrição e interpretação de um determinado texto (linguística do texto plurissemiótico). Nosso objetivo, é, portanto, apurar e desenvolver, com base em demonstração empírica, esse contorno conceitual.