MULTIPLAS VOZES: DIVERGENTES DISCURSOS PARA UMA BASE COMUM NO CURRICULO DO MUNICIPIO DE NATAL
Currículo; Referencial Municipal de Natal de Língua Portuguesa; Vozes verbo-ideológicas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como um documento que, a partir de orientações curriculares, propõe, a nível nacional, uma tentativa de construir o conhecimento baseado em habilidades e competências comuns para cada etapa de ensino. Porém, como diz Moita Lopes (2006), é preciso problematizar o fato de que há uma tendência contínua de ignorar que professores e alunos estão circunscritos em posicionamentos discursivos, ideologizados de seu ponto de vista social e histórico. Sendo assim, um documento orientador para a educação precisa levar em consideração as múltiplas vozes que deveriam lhe constituir. Este trabalho propõe uma análise crítica e bibliográfica acerca do trajeto da formação da BNCC e de suas orientações para a produção do currículo do Componente de Língua Portuguesa do Município de Natal. Para alcançar o objetivo proposto, discute currículo a partir de Tadeu e Moreira (2013) e Arroyo (2013) e traça uma discussão acerca de concepções teórico-metodológicas a partir do Círculo de Bakhtin sobre Enunciado Concreto, dialogismo e vozes verbo-ideológicas (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2018). Após a análise, constatou-se, como vozes coercitivas presentes no Referencial Municipal de Língua Portuguesa de Natal a imposição da Cultura Escolar, a força do Neoliberalismo e das avaliações em larga escala e dos documentos oficiais.