REPRESENTACOES DO BRASIL NO LIVRO DIDATICO DE PLE: UMA ANALISE INTERCULTURAL
Português Língua estrangeira. Interculturalidade. Análise de Livro didático.
No contexto da globalização e do aumento da mobilidade internacional, a inserção de uma Língua Estrangeira (LE) ocorre de maneira bastante dinâmica e o papel desempenhado pela cultura ganha um novo direcionamento por ser peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem de uma LE. Nesse viés, questões relativas à interculturalidade adquirem relevância mais expressiva no século XXI. Este trabalho se insere nesse cenário, que tem como tema central representações culturais e de imagem do Brasil retratadas em três livros didáticos de Português como Língua estrangeira (LDPLE) sob o olhar da interculturalidade.Objetivamos, nesta tese, interpretar e analisar as representações supracitadas nesses insumos, bem como observar em que medida há estereótipos no corpus selecionado – caso existam, buscamos identificar quais deles são reforçados nos materiais. O aporte teórico que embasa esta pesquisa é organizado pelos estudos culturais e interculturais, a saber: Bennet (2013); Kramsch (2018); Mendes (2011); Meyer (2013), dentre outros. Esta investigação se define como de natureza qualitativa, documental e de cunho interpretativo, uma vez que a perspectiva é observar os dados, registrá-los, analisá-los, categorizá-los e interpretá-los. Nosso corpus é composto por três Livros Didáticos (LD) publicados entre 2020 e 2023, a saber: SAMBA!: Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Ferraz; Pinheiro, 2020); Tirando de letra: português brasileiro para estrangeiros (Silva, et al., 2021); e A Cara do Brasil: Português para estrangeiros (Araújo; Vicentini; Marcelino, 2023). Os dados permitiram a categorização das representações em temas e subtemas que foram encontrados em todas as obras em análise. Com base nessa análise, pudemos confirmar nossa hipótese inicial de que os LDPLE contribuem para a manutenção da imagem estereotipada de Brasil. Assim, reforçam representações distorcidas do país, bem como a predileção pela região sudeste no que tange aos exemplos utilizados nos materiais. Além do que, as imagens levantadas sugerem representações brasileiras que estão cristalizadas no imaginário do estrangeiro, bem como construções de pouca expressividade no que se refere aos aspectos culturais e interculturais do Brasil.