Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.

Banca de DEFESA: GERCLEIDE GOMES DA SILVA FERREIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERCLEIDE GOMES DA SILVA FERREIRA DO NASCIMENTO
DATA : 29/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

REPRESENTACOES DO BRASIL NO LIVRO DIDATICO DE PLE: UMA ANALISE INTERCULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Português Língua estrangeira. Interculturalidade. Análise de Livro didático.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

No contexto da globalização e do aumento da mobilidade internacional, a inserção de uma Língua Estrangeira (LE) ocorre de maneira bastante dinâmica e o papel desempenhado pela cultura ganha um novo direcionamento por ser peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem de uma LE. Nesse viés, questões relativas à interculturalidade adquirem relevância mais expressiva no século XXI. Este trabalho se insere nesse cenário, que tem como tema central representações culturais e de imagem do Brasil retratadas em três livros didáticos de Português como Língua estrangeira (LDPLE) sob o olhar da interculturalidade.Objetivamos, nesta tese, interpretar e analisar as representações supracitadas nesses insumos, bem como observar em que medida há estereótipos no corpus selecionado – caso existam, buscamos identificar quais deles são reforçados nos materiais. O aporte teórico que embasa esta pesquisa é organizado pelos estudos culturais e interculturais, a saber: Bennet (2013); Kramsch (2018); Mendes (2011); Meyer (2013), dentre outros. Esta investigação se define como de natureza qualitativa, documental e de cunho interpretativo, uma vez que a perspectiva é observar os dados, registrá-los, analisá-los, categorizá-los e interpretá-los. Nosso corpus é composto por três Livros Didáticos (LD) publicados entre 2020 e 2023, a saber: SAMBA!: Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Ferraz; Pinheiro, 2020); Tirando de letra: português brasileiro para estrangeiros (Silva, et al., 2021); e A Cara do Brasil: Português para estrangeiros (Araújo; Vicentini; Marcelino, 2023). Os dados permitiram a categorização das representações em temas e subtemas que foram encontrados em todas as obras em análise. Com base nessa análise, pudemos confirmar nossa hipótese inicial de que os LDPLE contribuem para a manutenção da imagem estereotipada de Brasil. Assim, reforçam representações distorcidas do país, bem como a predileção pela região sudeste no que tange aos exemplos utilizados nos materiais. Além do que, as imagens levantadas sugerem representações brasileiras que estão cristalizadas no imaginário do estrangeiro, bem como construções de pouca expressividade no que se refere aos aspectos culturais e interculturais do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interna - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Externo à Instituição - LUIZ HERCULANO DE SOUSA GUILHERME - IFSC
Externa à Instituição - MARILIA LIMA PIMENTEL COTINGUIBA - UNIR
Notícia cadastrada em: 18/11/2024 15:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao