O protagonismo crescente e a consolidacao do tecnogenero videoaula no YouTube: contribuicoes da Analise de Discurso Digital para a compreensao de relacoes neoliberais no trabalho de professores
2. PALAVRAS-CHAVE EM PORTUGUÊS:
Discurso Digital; Tecnodiscurso; Tecnogênero; videoaula; precarização do trabalho de professores
O grande protagonismo social dado ao discurso digital, sobretudo no que concerne ao contexto pandêmico, despertou inquietações tanto pessoais quanto contextuais. No contexto educacional, os números impactantes de visualizações na plataforma Youtube crescem cada vez mais e, com isso, canais de videoaulas, dos mais variados conteúdos, ganharam e ganham ainda mais espaço na atualidade. Nesta perspectiva, a pesquisa visou definir, compreender e refletir questões que versam sobre o lugar/papel de protagonismo crescente e da consolidado das videoaulas, lidas, entendidas e analisadas aqui como tecnogêneros, publicadas na plataforma YouTube, atentando igualmente para a grande evidência que a quadra histórica mundial vem estabelecendo para o ambiente digital. Dessa forma, defendemos a tese de que é possível observar, com base nos postulados da Análise do Discurso Digital (ADD), que as videoaulas não apenas estabelecem seu protagonismo e características discursivas bem específicas, mas também impõem limites distintos às aulas de modo de produção convencional, tanto como produção, quanto como compartilhamento de conhecimento a partir desse formato. Ancorados nos conhecimentos da Análise de Discurso, à luz dos estudos de Pêcheux (1995), e lastreados principalmente pela Análise do Discurso Digital, perspectiva central de nosso trabalho, proposta por Paveau (2021), nosso trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir do corpus composto por 12 (doze) videoaulas, divididas a partir de dois canais digitais: 4 (quatro) gravadas e 4 (quatro) ao vivo, do canal Redação e Gramática Zica, e 4 (quatro) gravadas do canal Professor Noslen; os canais se destacam pelo alcance e números importantes para atestar a notável presença na internet. Os resultados encontrados, de modo geral, demonstram as nuances estabelecidas pelo ambiente digital, compreendendo as videoaulas como um tecnodiscurso e, nessa perspectiva, um tecnogênero digital. No que tange a aspectos de efeitos causados, compreendemos que as características apontadas, sobretudo a ampliação e a deslinearização, mobilizara efeitos singulares: a ampliação ecoa as possibilidades, tanto nos comentários quanto no chat on-line, das mais diversas formas de interação que são postas pelos internautas, e a deslinearização também comporta o universo das possibilidades que são suscitadas a depender da interface, do perfil mapeado pela rede do escrileitor e das interferências que podem ocorrer a cada navegação. Além disso, discutimos o sucesso, o conhecimento compartilhado e a localização contextual embarcada pelo neoliberalismo e suas consequências para a classe de professores. Portanto, tratar dessas problematizações e questões teórico-analíticas foi o objetivo principal desta tese de doutoramento.