PRODUCAO COLABORATIVA DE RED COM IAG PARA LEITURA EM LINGUA INGLESA
recursos educacionais digitais; inteligência artificial generativa; ensino de leitura; língua inglesa.
A era da globalização e da tecnologia digital traz consigo novos desafios para a educação. Ela exige de educadores(as) e educandos(as) uma atualização das mais diversas práticas de leitura e escrita e modos de linguagem componentes da cultura digital que permeia a contemporaneidade. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se destacam com a ampliação de formas de interação com potencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem o objetivo geral de investigar a produção colaborativa de Recursos Educacionais Digitais (RED) com Inteligência Artificial Generativa (IAG) para o ensino de leitura em língua inglesa. Os objetivos específicos são: (i) analisar as práticas de multiletramentos que levam aos processos de design de sentidos desenvolvidos na produção colaborativa de RED com IAG; (ii) identificar competências desenvolvidas e habilidades ativadas na produção colaborativa de RED com IAG. A fim de alcançar tais objetivos, ancoramo-nos teoricamente em estudos que atravessam a Linguística Aplicada, os Estudos de Letramento de Vertente Sociocultural, a Pedagogia de Multiletramentos, a Educação e as Ciências da Computação. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa tem, como colaboradores(as), uma professora universitária e seis graduandos(as) que atuam como monitores(as) do componente curricular de Prática de Leitura em Inglês na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto aos instrumentos de pesquisa, utilizamos notas de campo, fotografias, gravações audiovisuais, um questionário e entrevistas. As plataformas digitais de criação dos RED foram: Quizizz, Plickers e Flippity. Dos dados gerados, emergem duas categorias de análise: (a) processos de designing; (b) competências e habilidades. Os resultados apontam para o potencial pedagógico da produção colaborativa de RED com IAG na ampliação das práticas de multiletramentos – entre elas o uso da IAG para gerar questões e resumos em inglês, bem como o uso de plataformas digitais para criar RED de leitura em inglês. Além disso, foi observada a ativação de habilidades relativas às competências Cultura digital e Pensamento científico, crítico e criativo (Brasil, 2018). Entre as habilidades das duas competências citadas, ressaltam-se: (i) compreender a criação de prompts no ChatGPT (engenharia de prompt); (ii) reconhecer elementos multimodais de plataformas digitais e suas possibilidades de uso para fins pedagógicos; (iii) checar informações fornecidas pela IAG; (iv) desenvolver conhecimentos linguísticos da língua inglesa para avaliar a qualidade das questões que envolvem diferentes conteúdos da língua-alvo.