Banca de DEFESA: ROSANGELA MARIA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANGELA MARIA DE CARVALHO
DATA : 02/08/2024
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

O USO DE VÍRGULAS DURANTE MANUSCRITOS ESCOLARES EM CONSTRUÇÃO: ESTUDO SOBRE SUAS OCORRÊNCIAS E COMENTÁRIOS ESPONTÂNEOS VERBALIZADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sistema de pontuação. Vírgula. Escrita colaborativa. Comentário metalinguístico.

Para além da função prosódica, atualmente, muitos estudos abordam o sistema de pontuação como um fenômeno constituído por várias formas gráficas que atuam em níveis diversos (e.g.: da palavra, da frase e do texto), relaciona-o à organização sintática, à organização semântica da língua escrita e à enunciação. O presente trabalho se insere nesse conjunto de reflexões e busca compreender, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, o uso da vírgula e as atividades metalinguísticas por alunos do 4º ano do ensino fundamental que escrevem narrativas ficcionais em parceria, em situação ecológica e em tempo real. Para tanto, respondemos às questões: 1. De que modo os alunos fazem incidir a vírgula sobre o manuscrito escolar que estão escrevendo? 2. Em que situações textuais a vírgula parece estar mais presente nos textos? 3. Qual a natureza linguística dos comentários? Sintático, semântico ou de outra natureza? 4. Que estratégias linguísticas e discursivas utilizam os alunos quando substituem um sinal de pontuação por algum outro objeto textual (qualquer elemento linguístico ou gráfico)? 5. Que relações são estabelecidas entre a vírgula e outros objetos textuais pelos alunos? Tendo em conta esses aspectos, analisamos quatro tarefas de produção textual de histórias inventadas escritas, capturadas e registradas em processo através do Sistema Ramos, que constitui de três tipos de mídia: visual, sonora e registro escrito para capturar o que ocorre na sala de aula, em tempo e espaço real. Por meio desse sistema, temos acesso ao diálogo dos alunos que estão escrevendo juntos o mesmo texto. Assim, considerando o manuscrito escolar, investigamos a inscrição das vírgulas, descritas, em nosso estudo, do seguinte modo: 1. Ausência da vírgula em posições requeridas pela gramática normativa; 2. Presença da vírgula em posição requerida pela gramática; 3.  Presença da vírgula em posição não prevista pela gramática; 4. Posição trocada da vírgula, para indicar a ocorrência gráfica de outro sinal de pontuação na posição de uma vírgula; 5. Posição substituta da vírgula, uso da vírgula em posição de outro sinal de pontuação. Em relação ao texto dialogal, ressaltamos as seguintes situações: 1. Menção do termo linguístico vírgula, quando os alunos inscrevem esse sinal de pontuação no texto e o verbalizam na linearidade de um dizer que está sendo escrito; 2. Comentário simples da vírgula, com frases curtas e sem explicação ou argumentação sobre o emprego dessa marca de pontuação; 3. Comentários desdobrados, quando os alunos explicam, argumentam e justificam o uso da vírgula no texto.  Os resultados apontam que os comentários realizados pelas crianças, em determinadas situações de escrita do texto, revelam conhecimento linguístico sedimentado sobre a necessidade do uso de formas gráficas que constituem o sistema de pontuação. A menção do termo linguístico vírgula, antes mesmo de o escrevente registrar essa marca gráfica no papel, foi uma ação recorrente nas quatro díades. A verbalização do termo vírgula com comentário simples, antes mesmo de o escrevente registrar essa marca gráfica no papel, também foi uma ação recorrente, o que pode sinalizar uma reflexão sobre a língua escrita e se justifica pela já incorporação de conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre a estrutura sintática da língua escrita e pela compreensão de que determinadas porções textuais tenham sentido completo e devem ser separadas de outras que lhes seguem por marcas de pontuação. O comentário desdobrado sobre o uso da vírgula é pouco recorrente e não aparece em todas as díades analisadas. Ele ocorre quando os alunos dialogam ou buscam afirmar a presença da vírgula, recorrendo à sintaxe ou a questões semânticas. Comparando o comentário simples com o desdobrado, não supomos que o comentário desdobrado revele que alguma dupla tenha mais conhecimento sobre o uso da vírgula do que outra dupla, mas que, ao argumentar, podemos dar evidência ao modo como alunos estão sedimentando seu conhecimento sobre a vírgula e, potencialmente, sobre seu uso. Há sempre atividade metalinguística no uso de uma marca de pontuação, pois se supõe, em sua presença no texto, algum tipo de saber (não-verbalizado ou verbalizado). Esse saber, todavia, está em construção, principalmente quando são alunos em fase de aprendizagem da escrita. O uso nem sempre implica relação direta com a regra gramatical, haja vista que os alunos não sabem discorrer sobre todas as regras – ou não discorrem. Uma marca de pontuação tem um papel fundamental na escrita dos textos, inclusive quando ela não está presente, quando não está colocada no lugar adequado ou quando assume a posição de outra marca de pontuação. A presença da vírgula, por exemplo, sinaliza que os alunos já compreendem que o sistema de pontuação está relacionado ao texto escrito. No caso específico da vírgula, os alunos denunciam a relação entre ela e grandes porções de sentido ou a relação entre a vírgula e elementos constituintes da frase. O uso, as menções, seguidas ou não de comentários, sinalizam uma reflexão sobre a língua escrita e a incorporação de conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre a estrutura sintática da língua escrita, mobilizando regras para o uso da vírgula.

Interna - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS
Interna - 2226795 - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA