A Cognição Corporificada como estratégia para emergência e qualidade das Habilidades Matemáticas em crianças
Matemática; Ensino da Matemática no Brasil, Cognição Corporificada.
A educação tem papel fundamental na vida do ser humano e pode acontecer através de diferentes mecanismos, formais e informais. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, está previsto na organização curricular da Educação Infantil cinco campos de experiência, definidos conforme os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Por exemplo, ‘Corpo, gestos e movimentos’; ‘Traços, sons, cores e formas’ e ‘Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações’. Tais campos de experiências foram impactados devido à pandemia da covid-19, ocasionando consequências consideráveis no ensino da leitura, escrita e matemática de diversas crianças no país, notadamente aquelas matriculadas em escolas públicas. No que diz respeito ao ensino da matemática, destaca-se a aplicação da cognição corporificada, na qual o corpo é instrumento mediador da aprendizagem, pode contribuir como estratégia nos anos iniciais. Deste modo, este estudo tem como objetivo investigar o impacto de estratégias baseadas no uso dos dedos das mãos para a emergência e qualidade das habilidades numéricas básicas em crianças. Para isso, serão realizados três estudos: 1) Finalização do Processo de tradução e adaptação do Protocolo Dedos e Números; 2) Investigação de instrumentos medidores de habilidades matemáticas em pré-escolares: uma revisão sistemática e 3) Desenvolvimento de programa avaliativo das habilidades matemáticas de crianças adaptado para professores. Com a realização dos estudos pretende-se: obter a versão brasileira finalizada do protocolo Dedos e Números; investigar se há melhora na execução de tarefas numéricas associadas aos níveis de desenvolvimento numérico com utilização da cognição corporificada (uso dos dedos), ofertar programa de avaliação das habilidades matemáticas de crianças adaptado para professores e uso em sala de aula e fornecer subsídios que proporcionem melhorias no ensino da matemática, principalmente a nível nacional.