CONSTRUÇÃO DO “JANELAS PARA LEITURA”: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO DESENVOLVIMENTAL DA LEITURA E ESCRITA
intervenção neuropsicológica, neuropsicologia histórico-cultural, metodologia formativa, leitura e escrita
O objetivo geral desta tese foi desenvolver um programa de intervenção desenvolvimental voltado para crianças com dificuldades na aquisição da leitura e escrita, fundamentado na matriz ontoepistemológica da Neuropsicologia Histórico-Cultural. A pesquisa foi estruturada em três etapas, cada uma com objetivos específicos que contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Na Etapa 1, investigaram-se os processos de leitura e escrita a partir de três níveis de análise: linguístico, psicológico e neuropsicológico. A Etapa 2 envolveu o estudo das metodologias de ensino soviéticas, tanto no âmbito da formação educacional, quanto da educação reabilitadora, no contexto da neuropsicologia histórico-cultural e da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental. Por fim, a Etapa 3 concentrou-se na elaboração do “Janelas para Leitura” – Programa de Intervenção Desenvolvimental da Leitura e Escrita, com ênfase na definição de sua estrutura e conteúdo. O programa integra aspectos neuropsicológicos, linguísticos e educacionais, visando potencializar a apropriação da linguagem escrita por meio de um método fonológico, reflexivo e consciente. Organizado de forma progressiva, o programa segue uma sequência metodológica que respeita o aumento da complexidade grafo-fonêmica do português. Além disso, oferece adequações para diferentes perfis clínicos, considerando as particularidades das dificuldades apresentadas pelas crianças. Assim, o “Janelas para Leitura” não apenas contribui para a superação das dificuldades na aquisição da leitura e escrita, mas também busca promover um processo formativo que favorece o desenvolvimento linguístico e psicológico de maneira integrada.