FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) COMO POLÍTICA PÚBLICA: AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO DO SERIDÓ DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho realizado nesta dissertação oferece uma análise abrangente do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) na Região do Seridó, Rio Grande do Norte, revelando importantes impactos sociais. A pesquisa combina abordagens quantitativas e qualitativas para avaliar como o FIES influencia o acesso ao ensino superior e a inclusão educacional. Os resultados esperados poderão evidenciar como o programa contribui para a democratização do ensino, identifica desafios enfrentados e propõe melhorias. Dessa forma, o estudo não só esclarece a eficácia do FIES, mas também fornece recomendações para fortalecer a sustentabilidade do programa e aprimorar seu impacto social, promovendo uma maior equidade no acesso à educação superior.
Este estudo tem como objetivo avaliar a implementação do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) na Região do Seridó, Rio Grande do Norte, por meio de uma abordagem metodológica mista. Inicialmente, será realizado um levantamento bibliográfico e documental, utilizando fontes como livros, artigos, teses, bases de dados e documentos oficiais para analisar os aspectos legais e operacionais do FIES. Complementarmente, serão aplicados questionários estruturados com alunos beneficiados pelo programa e conduzidas entrevistas semiestruturadas com gestores do FIES nas Instituições de Ensino Superior (IES), no Ministério da Educação (MEC) e na Caixa Econômica Federal. A pesquisa documental fornecerá informações relevantes sobre as estratégias de implementação e os relatórios financeiros do programa, enquanto a análise dos questionários permitirá uma avaliação quantitativa das percepções dos beneficiários. As entrevistas, por sua vez, explorarão as perspectivas dos gestores sobre a democratização do acesso ao ensino superior, os desafios enfrentados e as
perspectivas futuras do FIES. Os dados coletados serão analisados utilizando técnicas estatísticas descritivas e análise de conteúdo. A categorização será orientada pelos sistemas e subprocessos de Draibe (2001), o que facilitará a compreensão das interações entre os componentes do programa. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão científica sobre a eficácia do FIES e apontem recomendações para sua sustentabilidade e aprimoramento.