O APELO VISUAL DA ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA PROPOSTA VOLTADA AO ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS
Análise Combinatória; ensino; Matemática;recursos visuais; surdez.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar e discutir como a utilização de imagens pode contribuir para o ensino de Matemática direcionado a alunos surdos, com foco nos estudos de Análise Combinatória na Educação Básica. Esta dissertação analisa a escassez de materiais relacionados a essa temática e enfatiza a importância de materiais e metodologias apropriados às subjetividades desses sujeitos. No documento, são apresentados exemplos clássicos desse campo da Matemática, acompanhados de suas respectivas soluções, considerando todos os elementos que compõem uma aula, a qual busca promover uma melhor interação com esses estudantes e tem como finalidade a superação das barreiras envolvidas nesse processo. O produto educacional resultante da pesquisa desenvolvida é uma sequência didática para o estudo de permutações simples, voltada para as particularidades desse grupo, elaborada para professores de diferentes níveis e contextos escolares.