Família, Professor e Escola: A caracterização do sucesso escolar
Educação; demografia da educação; escola; desempenho escolar.
Este trabalho faz parte do projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da região metropolitana de natal” o qual está sendo desenvolvido com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES junto ao Observatório da Educação. Este trabalho atua, especialmente, no problema do desempenho escolar dos alunos da educação básica da rede pública da Região Metropolitana de Natal, cujos resultados obtidos estão distantes de alcançar o sucesso escolar mínimo esperado, nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, dos níveis 5º e 9º anos. Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é utilizar um conjunto de indicadores relacionados com a vida social educativa através de variáveis demográficas, econômicas e socioculturais, para a configuração dos perfis da Escola, Professor e Pais. Bem como, ajustar um modelo estatístico de regressão logística multivariada que seja capaz de identificar com que intensidade esses determinantes participam no desempenho escolar, para alunos da rede pública, da educação básica na RMN. Assim será feita a configuração de uma base de dados sobre os ambientes da vida social educativa, usando como fonte de informação os bancos de dados da Prova Brasil 2009, realizados no Brasil, pelo Instituto Nacional de Educação Pública (INEP) junto ao Ministério da Educação. Para isso, serão utilizadas as variáveis relacionadas a estrutura escolar, familiar, e dos professores. Serão utilizados os métodos estatísticos Grade of Membership (GoM) e o modelo de regressão logística multivariada. Os dados iniciais levantados nos mostram, descritivamente algumas informações acerca do desempenho escolar por características sociodemográficas dos alunos.