INTERFACES DA DEMOGRAFIA NO LETRAMENTO FAMILIAR: ANÁLISE DE REDES PESSOAIS NUMA ESCOLA DE COMUNIDADE RURAL
Redes pessoais; Capital cultural; Capital social; Letramento familiar; Pesquisa-ação.
Este trabalho tem o objetivo de identificar, através da análise de redes pessoais, as influências exercidas pelos capitais cultural e social no letramento familiar e sua contribuição para o aprendizado de alunos do Ensino Fundamental. Ressalta-se a necessidade de compreender aspectos sociodemográficos que circundam a população de 6 a 14 anos de idade, já que o estudo pressupõe que pessoas de um mesmo contexto podem possuir capital cultural e capital social que os diferenciam nas práticas relacionais e interferem na leitura e escrita, e que alunos com melhor aprendizado de leitura e escrita são aqueles que possuem ambiente de letramento familiar mais favorável. O respaldo teórico incide em estudos que apontam a transição demográfica como possível geradora de benefícios ao sistema de educação, e se correlaciona às redes sociais/pessoais devido às ações de intercâmbio produzidas pelos indivíduos no ambiente escolar, as quais revelam os conceitos de capital cultural e capital social como fundamento para compreender as disposições que garantem as apropriações e evoluções nas práticas de letramento familiar. Confirma-se como um trabalho sociodemográfico com caráter de pesquisa-ação, que se desenvolve numa escola situada na Zona Rural do município de São Gonçalo do Amarante no estado do Rio Grande do Norte. A análise de redes sociais dos alunos e de seus pais estabelece-se como metodologia da pesquisa e traz a oportunidade de atender diversos interesses, visto que, o estudo atua num contexto micro, que dialoga com o contexto macro.